segunda-feira, 25 de junho de 2012

Batata Yacon e seus benefícios



Batata yacon ( a batata dos diabéticos) assim chamada, como eu já havia lido, resolvi comprar, ainda não provei....depois volto nesse post e dou mais detalhes sobre sabor, textura, etc....



(a batata dos diabéticos)

Muitos são os alimentos que atuam de forma importante na modulação da saúde e do bem estar. O yacon, um tubérculo, é um deles. Este tubérculo é originário da região dos Andes, na América do Sul, e apresenta como características nutricionais básicas o fato de ter poucas calorias, um sabor adocicado e textura semelhante à pêra. É versátil, podendo ser consumido cru, como suco, com saladas ou mesmo refogado.

O potencial do yacon com alimento funcional está relacionado à presença de frutoligossacarídeos (FOS) do tipo inulina, que propiciam o controle dos níveis glicêmicos. Dessa forma, o consumo do tubérculo em dietas para indivíduos diabéticos tem sido explorado e comprovado nos meios científicos. Os FOS são considerados prebióticos, pois agem promovendo a fermentação intestinal e a seleção das bactérias importantes para o bom funcionamento intestinal.

Além de FOS, foram encontradas, no yacon, boas concentrações de antioxidantes e compostos fenólicos. Estes compostos são associados, nos estudos, a mecanismos fisiológicos de prevenção ao desenvolvimento de certas doenças. Assim seu consumo regular contribui para a prevenção e controle de doenças cardiovasculares, dislipidemias, diabetes melitus e também obesidade.

Em resumo, os efeitos fisiológicos já determinados do yacon correspondem:
  • Modulação e seleção da flora intestinal: FOS promove fermentação e formação de ambiente adequado ao desenvolvimento da flora dos tipos bifido e lactobacilos.
  • Melhoria do perfil lipídico: a formação de ácidos graxos de cadeia curta, formados via fermentação, atuam inibindo a expressão gênica de enzimas hepáticas lipogênicas, o que reduz a produção de colesterol e LDL pelo figado.
  • Melhoria do perfil glicêmico: FOS relacionado ao controle da glicemia via sua baixa digestibilidade, ação no retardamento da absorção de glicose pelo intestino, aumento da liberação de insulina pancreática e inibição da produção de glicose hepática (glicogenólise). Os compostos polifenólicos também agiriam na melhoria da glicemia por reduzir a formação de radicais livres e influenciar a liberação de insulina.
  • Controle de peso e obesidade: o controle da glicemia e da liberação de insulina modula o metabolismo energético, promovendo a manutenção ou mesmo a redução da massa gorda.

Tendo em vista, a ampla gama de benefícios do yacon, principalmente no controle do perfil glicêmico, especula-se sua atuação na manutenção da massa magra e na perda da massa gorda. Como o controle da glicemia e da insulina é interligado ao metabolismo energético, podemos inferir que seu consumo seja vantajoso para atletas e praticantes de exercício. O suco de yacon em refeições pré-treino poderia modular os níveis glicêmicos durante o exercício, o que colaboraria para o ganho de massa magra e a melhora da performance a médio prazo.

Outra questão levantada seria o papel que o yacon teria na estética da pele. Ou seja, a perda da elasticidade da pele, relacionada ao processo de denaturação (perda da conformação estrutural) das fibras de colágeno e elastina, pode ser acelerada pela ligação de moléculas de glicose – quanto maiores os níveis de glicose sanguínea, maior a ligação de glicose às fibras de colágeno e elastina. Portanto, rugas e linhas de expressão podem ser prevenidas e mesmo atenuadas mediante o consumo regular de alimentos que auxiliem no controle da glicemia, entre eles, o yacon.




Emagrecimento
Por apresentar esse tipo de carboidrato de baixa digestibilidade, essa batata acaba sendo um alimento menos calórico, e assim sendo, contribui para a manutenção ou perda de peso dentro de uma dieta equilibrada. E suas fibras também ajudam na sensação de saciedade.



Específica para Diabéticos 
Estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacón é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue. As folhas da batata também têm efeito hipoglicemiante, por ser rica em fibras.



Como consumir
A melhor forma de consumo é crua.
Dica: como a batata yacon se parece muito com uma pêra, sempre recomendo usar 1 fatia de yacon batida com um copo de suco qualquer. Isso faz com que o suco tenha uma carga glicêmica menor, liberando menos quantidade de insulina, ajundando no emagrecimento e na prevenção de diabetes.



Um comentário:

  1. Amo saber mais sobre alimentação funcional.
    Sou distribuidora de sucos e produtos à base de Aloe Vera , e este assunto me encanta.
    Gosto de aprender e ensinar às pessoa s a se alimentarem de forma saudável...se nutrindo.Muito obrigada e sucesso nos seus empreendimentos.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...