terça-feira, 31 de julho de 2012

Focaccia Diet também na versão semi integral


focaccias
Já fiz também na versão semi integral e também ficou boa.
Na primeira fiz com molho pesto, parmesão e tomates cereja....ficou excelente
Depois tentei na versão semi integral ( usei metade farinha integral e metade branca)






Focaccia receita daqui
do Williams-Sonoma Collection: Breadalt

- medidas métricas e em xícaras obtidas no livro

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar (troquei pelo adoçante na mesma proporção)
1 ½ xícaras (375ml) de água morna (a 40-45ºC)
½ xícara (125ml) de azeite de oliva, e um tantinho extra para untar
1 ½ colheres (chá) de sal (usei sal light)
4 a 4 ¼ xícaras (625-670g) de farinha de trigo – pode ser que um pouquinho a mais seja necessário; usei 630g no total
3-4 colheres (sopa) de folhinhas de orégano fresco
pimenta do reino moída na hora
4 colheres (sopa) de parmesão ralado

Na tigela grande da batedeira – você vai usar o batedor em formato de pá – coloque ½ xícara (125ml) da água morna; polvilhe o fermento + 1 pitada do açúcar por cima da água e misture para dissolver. Reserve em temperatura ambiente até que uma espécie de espuma se forme, cerca de 10 minutos.

Acrescente a xícara de água morna (250ml) e o açúcar restantes, ¼ xícara (60ml) do azeite, o sal e 1 xícara (155g) da farinha. Bata em velocidade média até tudo ficar cremoso, cerca de 1 minuto. Junte 1 xícara (155g) da farinha, reduza para velocidade média-baixa e bata por 2 minutos.

Troque o batedor por aquele em formato de gancho. Em velocidade baixa, junte a farinha restante – vá acrescentando ½ xícara (75g) por vez – até obter uma massa macia que se desprende das paredes da tigela. Continue batendo em velocidade baixa, acrescentando 1 colher (sopa) de farinha se a massa grudar (não precisei fazer isso), até que a massa fique úmida, macia e levemente grudenta, cerca de 6 minutos. Cubra a tigela com plástico ou filme PVC e deixe crescer por 20 minutos.

Forre uma assadeira retangular grande com papel manteiga e unte-o levemente com azeite de oliva. Coloque a massa sobre o papel e, com as mãos untadas de azeite, pressione e estique a massa num formato ovalado, de 2,5cm de espessura. Cubra novamente com plástico e deixe crescer, em temperatura ambiente, até que dobre de tamanho (cerca de 1 hora). A espessura passará para 5cm.

Usando as pontas dos dedos, faça buraquinhos de 2,5cm de profundidade em toda a superfície da massa – afunde os dedos até quase chegar à assadeira. Regue com ¼ xícara (60ml) restante de azeite*. Cubra com plástico mais uma vez e deixe crescer em temperatura ambiente por 30 minutos.

Coloque uma pedra de assar pizza na grade inferior do forno e pré-aqueça-o a 220ºC – não tenho a tal pedra, por isso usei o fundo removível de uma forma quadrada imensa que tenho (40cm); é assim que asso minhas pizzas aos sábados.

Polvilhe a focaccia com as folhas de orégano, a pimenta e o parmesão. Leve ao forno, colocando a assadeira sobre a pedra, e asse até que doure, 20 a 25 minutos. Verifique se o fundo do pão está dourado também – se ainda estiver branquinho, asse por mais alguns minutos.
Transfira a focaccia para uma gradinha (faça isso usando o papel) e deixe esfriar.
Sirva morninha ou em temperatura ambiente, em fatias ou quadrados.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...