sábado, 12 de outubro de 2013

Farinha de Maracujá e seus benefícios


Farinha de Maracujá e seus benefícios


fontes G1 blog brasil

Benefícios da farinha da casca do maracujá

  • Ajudar a emagrecer;
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Saciar o apetite;
  • Diminui a absorção de gorduras;
  • Ajuda a baixar o colesterol;
  • Diminui a absorção de carboidratos;
  • Combate a prisão de ventre.
Mas para que o indivíduo perceba estes benefícios é preciso ingerir a farinha da casca do maracujá diariamente e ter uma alimentação adequada.
Um nutricionista é o melhor profissional para orientar quanto à quantidade mais apropriada a se ingerir de suplementos de fibras de forma individualizada.

Onde comprar
“Hoje em dia é fácil conseguir farinha de frutas em lojas de fitoterápicos”, disse Andrezza. “Mas é sempre importante saber a procedência dela. Às vezes as pessoas agem de má fé, colocam farinha de trigo no meio para render mais. Então eu recomendo que veja a embalagem atentamente
São tantas coisas que ouvimos falar sobre alimentos benéficos para a saúde do corpo, e a cada dia a ciência busca na natureza as mais variadas formas de aproveitamento dos alimentos, sempre oferecendo novas alternativas para deixar a nossa dieta mais completa e cada vez mais saudável para alcançar, sobretudo, a qualidade de vida tão almejada pela sociedade pós moderna.

Um desses ingredientes, a farinha de maracujá, tem despertado bastante interesse, tornando-se um aliado da dieta saudável e balanceada. Confira quais os benefícios da farinha de maracujá:
 A casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra totalmente solúvel que funciona em nosso organismo como uma espécie de gel, que impede ou dificulta a absorção de carboidratos e glicose, quanto mais lento esse processo, menos vontade de comer sentimos, promovendo sensação de saciedade por muito mais tempo, a farinha de maracujá ainda age fazendo uma verdadeira “limpeza” no organismo, eliminando diversas toxinas acumuladas, responsáveis em desequilibrar nosso metabolismo e prejudicar o bom funcionamento dos órgãos, a casca ainda possui fibras que são extremamente necessárias para o bom funcionamento do intestino.
As fibras insolúveis também tem o efeito hipoglicêmico, diminui a taxa de açúcar no sangue, controla o colesterol e elimina toxinas que ficam acumuladas no organismo.

Farinha de maracujá para emagrecer

Além da pectina que é encontrada na casca, a farinha de maracujá também provoca a sensação de saciedade e pode-se perder até 2 Kg por semana se consumida corretamente. 

Mas é claro que a farinha não faz isso sozinha, pois tem que ser associada com uma dieta balanceada e exercícios físicos diariamente, para que seu resultado seja satisfatório. 

A farinha de maracujá também tem benefícios para quem é diabético por diminuir os níveis de açúcar no sangue, é rica em nutrientes, como o fósforo que ajuda na circulação sanguínea e oxigenação das células, ferro que ajuda na prevenção de anemia e aumenta a energia e vitamina B3, que atua na produção de hormônios


A farinha de maracujá pode trazer ótimos benefícios para seu organismo e ela tem que ser consumida diariamente. Você pode consumir uma colher de sopa de farinha de maracujá meia hora antes do almoço e jantar e também pode acrescentá-la em suas refeições, tantos em pratos salgados quanto doces, pois ela cai bem com os dois. Você pode colocar uma colher cheia no suco de frutas naturais, iogurte, salada, acrescentar em bolos e até na sopa.
Solte sua imaginação e faça ótimas combinações com a farinha de maracujá, pois ela pode trazer muitos benefícios para a sua saúde, além de ser muito gostosa.

Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Menos toxinas


Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Nutrientes extras


A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.

• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.


Eu comprei a minha no mundo verde
mas você também pode fazer em casa

Ingredientes
1Kg de maracujá
Modo de preparo:
- Lave bem os maracujás em água corrente.
- Coloque-os em uma solução com 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos.
- Enxague e seque-os.
- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
- Corte a casca em tirinhas finas, ponha numa assadeira e asse em forno médio (aproximadamente 70°C) por cerca de 4 horas ou até que fiquem sequinhas.
- Espere esfriar.
- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Informações Nutricionais (Porção de 30g):
- Valor Calórico: 40Kcal
- Carboidratos: 8g
- Proteína: 2g
- Gorduras Totais: 0g
- Gorduras Saturadas: 0g
- Colesterol: 0mg
- Fibra Alimentar: 18g
- Çálcio: 78mg
- Ferro: 2mg
- Sódio: 0mg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...