segunda-feira, 30 de abril de 2012

Abóbora e seus benefícios

abobora e seus benefícios
  

Abóbora

não é apenas um ingrediente para se fazer um delicioso doce, é também um alimento natural muito útil para a do corpo, ele oferece: , carotenóides, antioxidantes, fitoesteróis, proteínas e ácidos graxos essenciais.
semente de abobora e seus benefícios
O óleo da semente da abóbora é prensado a frio e tem um sabor forte de noz, e é muito utilizado na Austrália, quase tanto quanto o azeite é utilizado na Espanha e Itália. Em todo o mundo, ele é usado com vários fins terapêuticos e medicinais.

Tanto a abóbora em si quanto sua semente tem excelentes efeitos a pele, incluindo hidratação, e ações de alisamento. O óleo de semente de abóbora pode ser usada também para: prevenção de estrias, assim como para combater a . O seu alto teor de carotenóides e antioxidantes nos dão a oportunidade de desfrutar de benefícios regenerativos e rejuvenescimento. Já os ácidos graxos essenciais, podem nos ajudar a diminuir os níveis de mau colesterol no sangue e ser muito eficaz no controle de peso.
Além disso, o óleo de semente de abóbora é utilizado pelas suas propriedades anti-inflamatórias, e como um remédio natural para diversos problemas oculares, incluindo a degeneração macular. Usando este produto natural em uma
regular voi proporcionar uma saúde óssea melhor, diminuir a tensão muscular.

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.
Possui também bastante água e fibras
A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.

Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.
Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).
Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.
Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira.
Você pode variar: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.
As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.
As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.
Como vocês podem observar tem bastante nutriente na abóbora, por isso não deixe de incluir em seu cardápio.
Fonte Vila Mulher  Roberta dos Santos Silva é nutricionista do site Cyber Diet e especialista em Atendimento Nutricional
abobora e seus benefícios

É uma rica fonte de beta-caroteno, possui alto teor de fibras, além de boa quantidade de vitamina C e potássio. Contém poucas calorias, meia xícara tem cerca de 40, e suas sementes são fonte de proteína, ferro, vitaminas do complexo B, vitamina E e fibras.
Você precisa alimentar-se com abóbora! Com formatos e cores variados, as abóboras são legumes deliciosos que ajudam a prevenir as doenças cardíacas, a degeneração macular, a acne, e a inibir o aumento de peso. Faça com que a sua alimentação fique mais saudável, incluindo o legume abóbora, por estes oito elementos que a fazem ser benéfica:
1) Betacaroteno - As abóboras são fontes de elevadas quantidades desse pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir o câncer, a degeneração macular e a acne. Uma xícara de abóbora cozida contem 8,7 mg de betacaroteno ou 107% do consumo recomendado. A abóbora contém 7,8 mg ou 98% da dose diária recomendada.
2) Fibra - A abóbora fornece boas quantidades de fibras solúvel e insolúvel, sendo que a solúvel ajuda a diminuir os níveis de LDL-colesterol, e, a fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.
3) Luteína - A abóbora é uma destacada fonte desse carotenóide, que pode impedir a degeneração macular e ajudar a prevenir a catarata e o câncer de cólon.
4) Magnésio - A abóbora e a abobrinha são boas fontes desse mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).
5) Potássio - Uma dieta rica nesse mineral pode diminuir os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora e a abobrinha fornecem grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio.
6) Tiamina - Uma porção de abóbora fornece boas quantidades dessa vitamina do complexo B importante para o cérebro. Pode ajudar a melhorar a memória e o humor.
7) Vitamina B6 - Abóboras e abobrinhas fornecem uma impressionante quantidade dessa essencial vitamina do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.
8) Vitamina C - Poderoso antioxidante, pode prevenir catarata e doenças crônicas. Uma xícara de abóbora tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.
Maximize os benefícios:
Para aproveitar o betacaroteno, ferver, cozinhar a vapor, assar ou grelhar são boas alternativas, mas as vitaminas do complexo B se perderão se a abóbora for cozida na água.
semente de abobora e seus benefícios

O poder das sementes



O consumo das sementes em geral faz parte dos hábitos alimentares da minoria da população, um dos motivos se deve ao desconhecimento de seus benefícios.
A farinha da semente de abóbora, por exemplo, além de conter uma grande quantidade de fibras (principalmente em seu estado maduro), proteínas, antioxidantes (preventivo de doenças, envelhecimento, etc.), também tem efeito vermífugo.
A semente de abóbora pode ser consumida tanto na forma de aperitivo como de farinha, esta tem demonstrado potencializar os efeitos de medicamentos hipotensivos (felodipina e captopril) e hipercolesterolêmicos (sinvastatina).  Os estudos também encontraram efeitos positivos na redução de glicose sanguínea, triacilglicerois e colesterol devido à presença de antioxidantes e ácidos graxos insaturados.  Além destes benefícios, a semente de abóbora contém proteínas que melhoram o processo de coagulação sanguínea.
Muitos já sabem que, a ingestão de fibras alimentares esta diretamente relacionada com a prevenção de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes, dislipidemias, entre outros. Sendo assim, o interesse em proporcionar fibras vem crescendo dentro das indústrias, a fim de tornar os produtos mais atrativos aos consumidores. No entanto, muitos produtos rotulados como integrais apresentam baixo teor de fibras.
O principal efeito das fibras esta relacionado à sua solubilidade em água, sendo classificadas como, fibras solúveis (que exerce efeitos positivos no controle da glicemia, prevenção de doenças crônicas entre outros) e as fibras insolúveis (mais utilizadas para aumento do peso fecal, proporcionando um aceleramento do trânsito intestinal e estimulando os movimentos peristálticos.
O gergelim, também é um bom exemplo de semente rica em proteínas (50%), principalmente em aminoácidos sulfurados. Além disso, a combinação da semente de gergelim com os grãos, como o feijão (caupi), que também contem boas concentrações de proteína (25%), aminoácidos essenciais, fibras e lisina, se completam formando uma excelente fonte protéica. O feijão comum (carioca), também apresenta uma boa combinação na proporção de 50:50, uma ótima opção para os vegetarianos.
Os grãos também diminuem os níveis de leptina, que age diretamente na saciedade e no gasto de calorias, quando somado ao poder das fibras em proporcionar uma maior distensão gástrica, induz uma maior sensação de saciedade, o que facilita a perda de peso.
A forma de utilização do gergelim que vem sendo cada vez mais estudada é a farinha desengordurada do gergelim dessecado.
No mercado industrial, a farinha de gergelim vem sendo utilizada como substituto econômico da carne em salames fermentados.
A farinha de gergelim apresenta uma alta digestibilidade, o que é muito positivo para todo o trato gastrointestinal, prevenindo a formação de gases, constipação entre outros sintomas. A sua utilização é muito recomendada para diabéticos, devido ao seu efeito hipoglicemiante e melhora da sensibilidade a insulina.
As sementes, além de uma ótima fonte de proteínas e fibras, também são fontes de cálcio, ferro e fósforo. E melhor ainda, apresentam uma biodisponibilidade (poder de absorção) para o cálcio, muito superior aos leites, queijos e derivados. Os estudos também encontraram melhoras nos níveis de hemoglobina. Isso sem falar na presença de fitoquímicos, vitaminas, minerais, compostos fenólicos, fitoestrogenos e gorduras poliinsaturadas, que são as benéficas a saúde.
Para ter mais informações de como se beneficiar com a utilização das sementes procure um nutricionista.
Fonte:  ANutricionista.Com - Daniela Mendes Tobaja - CRN3 27602 -Nutricionista em Piracicaba.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

Um comentário:

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...