segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Gelato de baunilha com banana caramelada ZERO açúcar e flocos chocolate 60% cacau



Gelato de baunilha com banana caramelada ZERO açúcar e flocos chocolate 60% cacau
A Saga do sorvete de banana caramelada ou caramelizada, nunca sei qual é o certo, enfim,  para uma amiga querida...uma irmã, uma amizade de 23 anos (entre tapas e beijos ) risos




Normalmente faço algum doce com banana, cupcake, torta, bolo, pudim e agora de sorveteira elétrica na mão, sorvete é claro....mas tem dias que a distração me pega de jeito, e faço um monte de meleca, erro...''.hunpf'' ai que nervoso, mas para ser sincera agora eu me sinto mais preparada para uma ''verdadeira alquimia culinária'', porque acabo dando um jeito, coisa que não fazia antigamente, jogava fora e desistia ou fazia tudo de novo....Yes,  eu cresci gastronomicamente; vixe, foi profunda essa, risos.

Errei na quantidade de leite da receita era para ser 300 ml eu simplesmente usei 1 litro (alooowwwww)
quando me dei conta, já estavam adicionadas as gemas batidas, então separei 400 ml do leite misturado adicionei 1 colher sopa de amido.

No restante do leite adicionei 1 caixinha de pudim sabor leite condensado lowçucar e 3 bananas carameladas, 1/4 xícara de coco ralado sem adição de açúcar. Por cima polvilhei bolacha de aveia e mel picadas grosseiramente. Virou outra sobremesa. Pavê de li ci o soooo :)

Gelato de baunilha com banana caramelada ZERO açúcar

Receita Original
Gelato de Baunilha
Ingredientes
-300 ml de leite integral (usei semi desnatado)
-1 fava de baunilha ( usei essência 1 col de sopa)
-6 gemas
-115 g de açúcar (usei adoçante na mesma proporção )
-300 ml de creme de leite fresco em ponto de chantilly

Preparo
Ferva o leite com a baunilha retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Remova a fava, abra com uma faca e raspe as sementes  misturando-as ao leite.
Bata as gemas com o adoçante até obter um creme espesso, vá adicionando o leite morno devagar, coloque tudo em banho maria e vá mexendo com uma colher de pau até o creme engrossar o suficiente, para cobrir o dorso da colher. Deixe esfriar

Depois de frio adicione o creme de leite fresco em ponto de chantilly
Coloque para bater na sorveteira por aproximadamente 15 minutos

No final com sorvete praticamente pronto coloque as bananas e por último vá acrescentendo o chocolate derretido devagar para formarem flocos. Leve para gelar


Banana caramelada ZERO açúcar
-6 bananas nanicas maduras
- 125g frutose
-1 pitada de canela

Coloque a frutose na panela antiaderente deixe sem mexer bem espalhadinha, assim que começar a dourar coloque a bananas.

Derreta uma barra de chocolate Hershey's 60% cacau e com a sorveteira batendo quando o sorvete já tiver atingido o tempo limite, vá adicionando em fio o chocolate derretido..... (minha parte favorita risos)

A vantagem de usar uma sorveteira elétrica ou manual é que o resultado final será mais homogêneo e cremoso.


MÉTODO MANUAL (conforme livro)
Todos os ingredientes devem estar bem gelados.
Depois de tudo bem misturado conforme pede a receita, coloque em recipiente cubra com filme plástico ou papel manteiga e tampe. Deixe por aproximadamente 30 a 40 minutos, abra e coloque para bater e conseguir uma textura mais leve, depois coloque novamente no freezer por mais 40 minutos, depois repita esse processo duas a três vezes. Para não formar cristais de gelo.

Quanto mais gordura na receita, mais cremoso e homogêneo será o resultado. O sorvete feito manualmente fica melhor se for consumido assim que ficar pronto, o que não deve ser um problema. (David Lebovitz)
Mais dicas do blog da Cinara's Place
Eu recomendo começar com uma receita de sorvete à base de crème de leite para obter a textura mais cremosa possível. 
1. Prepare sua mistura de sorvete e esfrie-a sobre um banho de gelo.
2. Coloque a mistura em uma tigela funda, de plástico ou inox, e leve ao freezer.
3. Após 45 minutos, abra o freezer e verifique. Quando a mistura começar a congelar perto das beiradas, retire-a do freezer e misture-a vigorosamente com uma espátula ou batedor de claras. Bata com força, quebrando as partes já congeladas. Leve de volta ao freezer.
4. Continue verificando a mistura a cada 30 minutos, batendo vigorosamente enquanto ela congela. Para obter um melhor resultado, você pode use um mixer ou uma batedeira portátil. (Quem tiver uma Kitchen Aid pode deixar a mistura na tigela de inox e bater na tigela da própria batedeira.)
5. Continue verificando periodicamente e batendo enquanto o sorvete congela. Ele deve levar de 2 a 3 horas para ficar pronto.



Um comentário:

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...