quinta-feira, 15 de março de 2012

Diet X Light Entenda a Diferença

 

diet light
Navegando por aí em busca de receitas DIET, tenho percebido que ainda existem muitas pessoas que confundem Diet com Light, encontrei uma explicação muito boa.



fonte por Nutricionista Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502

De forma geral podemos diferenciar os alimentos DIET e LIGHT da seguinte forma:


DIET
São alimentos adequados para utilização em dietas diferenciadas ou opcionais, normalmente com restrição do nutriente que não se pode ingerir. A expressão DIET pode ser usada também para alimentos sem adição de açúcar.


LIGHT
São alimentos cujo valor energético (calorias) ou conteúdo de algum nutriente (açúcares, gorduras, sódio, etc.) é baixo ou reduzido em pelo menos 25% quando comparado ao produto em sua apresentação normal.





ATENÇÃO AOS RÓTULOS
Os rótulos são a maior fonte de informação quanto à composição, qualidade e características dos alimentos e auxiliam para uma escolha certa e adequada na hora da compra. Ler a tabela nutricional dos alimentos e as informações nutricionais do rótulo é muito importante! Assim você vai saber, por exemplo, quais as quantidades de calorias e nutrientes (gorduras, carboidratos, proteínas, etc.) presentes na porção do alimento a ser consumido.
Seguem abaixo algumas dicas na hora de escolher seu produto:


DIET
Bolos sem açúcar e Cappuccino sem adição de açúcares
Geleia sem adição de açúcares
Sal hipossódico (até 20% de sódio presente no sal convencional)


LIGHT
Bolo light – com teor reduzido de açúcar
Sal light – com teor reduzido de sódio
Margarina light – com teor reduzido de gordura



DÚVIDAS FREQUENTES
1- Diet é um produto somente “sem açúcar”?
Não necessariamente. O produto diet tem, na maioria das vezes, restrição de algum nutriente seja esse carboidrato (açúcar) gordura, proteína, sódio ou outro.

2- Qual a diferença do alimento diet sem açúcares e o alimento diet sem adição de açucares?
O alimento diet sem adição de açúcares é aquele em cujo preparo não são utilizados açúcares como ingredientes (açúcar refinado, cristal, mel, glicose, etc.), porém o produto final pode conter açúcares provenientes de seus próprios ingredientes (ex: frutose, o açúcar da fruta). Já os alimentos diet sem açúcar não possuem nenhum tipo de açúcar (adicionado no preparo ou do próprio ingrediente) em sua composição.

3- O alimento DIET tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Isso depende dos nutrientes restringidos no produto. Portanto compare a tabela nutricional dos produtos para saber a composição e a quantidade dos ingredientes presentes nos mesmos. Um exemplo é o chocolate. No chocolate convencional os principais ingredientes são açúcares e gorduras, já no chocolate diet o açúcar é retirado deixando a gordura como ingrediente principal e aumentando as calorias do produto, já que gorduras têm mais calorias que os açúcares.

4- E o alimento LIGHT tem sempre menos calorias que o produto convencional?
Depende. Se ele for light porque tem baixo ou reduzido valor energético, ele será menos calórico. Mas, por exemplo, se ele for light relacionado ao teor reduzido de sódio ou colesterol seu valor energético poderá ser igual ao do alimento convencional.

5- Qualquer pessoa pode consumir alimentos DIET?
Sim. O alimento diet é destinado às pessoas que não podem ou não querem ingerir determinado nutriente e, portanto pode ser consumido por qualquer pessoa.

Fonte:  ANutricionista.Com - Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502 - Nutricionista em Maringá.


This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

Um comentário:

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...