quarta-feira, 30 de junho de 2010

Fondue - Dicas, Receitas, Origem, Aparelhos...








Fondue eu adoooooro !!!!
Fazendo umas pesquisas para colocar aqui no blog dicas, receitas,  ......encontrei um blog perfeito para isso e o João Guedes do Sabor e Alquimia autorizou que eu publicasse aqui para vocês na integra. Também encontrei outros sites com receitas bem diferentes. Espero que gostem!!!

OBS: Eu tinha algumas receitas e imagens - que foram salvas sem a referência, caso seja autor de uma delas, por favor informe que colocarei os devidos créditos. É um post apenas informativo, sem fins lucrativos.


ORIGEM E HISTÓRIA
Com a aproximação do inverno, as pessoas procuram lugares mais frios para poder aproveitar um pouco a estação.  E um dos pratos que mais faz sucesso nessa período do ano é a fondue. Pouca gente sabe, mas essa palavra é feminina e vem do verbo em francês, fondre, que significa fundido ou derretido.


A história da fondue não é precisa, mas acredita-se que tenha se originado na Suiça, e embora encontremos sites mencionando datas, elas são completamente incertas. Sabe-se, contudo, que a fondue não foi criada para o prazer e a diversão junto à família e amigos, mas, na verdade, mais como um ato de sobrevivência. Bem antes da invenção da geladeira, queijo e pão eram feitos no verão e outono para que pudessem durar até o final do inverno, mas ambos acabavam ficando muito duros para serem comidos. Como esses camponeses morarem em regiões montanhosas, a dificuldade de buscar mantimentos nas cidades era muito grande, o que piorava ainda mais com o inverno rigoroso.

Com isso, eles acabaram inventando uma forma de poder não só usar aquele queijo duro, mas também de saciar a fome nesses meses drásticos. Usando vinhos locais aquecidos numa panela, conhecida como caquelon, o queijo derretia, formando uma comida quente, simples e saborosa, suficiente para ajudar a suportar o frio. E o pão, que até então não era usado por também estar muito duro, podia ser degustado junto com aquela "sopa de queijo", chamada fondue.

Em meados de 1800, o chef francês Jean Brillat-Savarin introduziu a iguaria na cultura americana, com uma receita um pouco diferente, onde adicionava manteiga e creme. Contudo, apenas por volta de 1950, a fondue ganhou fama internacional, quando o chef Conrad Egli trouxe o prato para o seu restaurante, Chalet Suisse, em Nova Iorque. Egli também foi responsável por criar a fondue de chocolate, como sobremesa.

Fondue

Hoje em dia, apesar da fondue ter surgido como uma forma rústica de aproveitar produtos e sobreviver com eles, ela é vista como uma comida mais refinada, pois os ingredientes são importados e caros.

ESTILOS DE FONDUE
Ao longo dos anos, a fondue foi evoluindo e adquirindo novos componentes, maneiras e ingredientes novos. Os estilos bourguignonne e chinoise são algumas das variações que foram implementadas e inclusive popularizadas.
Fondue
Eu fiz esse final de semana bourguignonne com filé mignon e também experimentei com lombo e frango
Não gostei do lombo.
Servi molho de parmesão, barbecue e mostarda

A Fondue Bourguignonne é o mais popular e feito com tiras ou cubos de filé mignon frito no óleo. Recebeu este elegante sobrenome em homenagem ao famoso Boeuf Bourguignon, que é um prato tradicional da cozinha francesa e onde a carne é preparada com o vinho da Borgonha.

O Chinoise é uma variação, onde ao invés de se utilizar o óleo, usa-se uma espécie de caldo de carne. É uma opção mais saudável, embora a maioria ainda prefira o método Bourguignonne.

Além destes e da fondue de queijo, servida com pão, outras variações com carne incluem: frango, peixes, lula, camarão e kani. Também foram acrescentados os molhos que dão um novo toque e sabor. Molhos de alho, rosé, cebola, alcaparra, menta, damasco, curry, mostarda com mel e outros, foram incrementando ainda mais a fondue.





APARELHOS, ACESSÓRIOS E TIPOS DE PANELA
Para a degustação da fondue é necessário que se tenha uma panela especial. Ela pode ser feita de variados materiais e cada uma tem sua utilização específica. Para um aparelho completo de fondue, além de panela, existe uma base para manter a panela fora do contato com a mesa e o réchaud, uma espécie de fogareiro que mantém aquecido a fondue.
Veja a lista dos tipos de panelas e suas utilizações














  • Vidro: Muito usada para fondue de chocolate e queijo, por causa do material. Exige maior cuidado, devido as variações de temperatura e manuseio. Pode até ser usada para a fondue de carne, mas é pouco utilizada dessa forma. É imprescindível a utilização da placa difusora de calor, que manterá o calor por igual e evitará a quebra do vidro.



  • Esmaltada: É uma ótima escolha, pois pode ser utilizada para fondue de carne, queijo e chocolate.



  • Inox: É a mais utilizada para fondue de carne devido ao seu material que facilita a condução de calor. Pode até ser utilizada para fondue de queijo e chocolate, mas não é comum.





  • Cerâmica: Apenas para fondues de queijo e chocolate.











  • Ferro: Apenas para fondue de queijo. Os aparelhos de fondue que usam esse material são menos usuais.











O fogareiro, queimador, ou réchaud também é material importante e indispensável. Ele é confeccionado para manter a temperatura ideal da fondue. Por questão de segurança, só deve ser utilizado o gel em álcool para acender o fogo do réchaud.

Existe uma placa, também chamada de placa difusora de calor, que é utilizada para garantir que toda panela permaneça na temperatura ideal. Geralmente é utilizada nas panelas de vidro, pois além de conservar o calor por igual, reduz o calor excessivo apenas no centro na panela, o que pode provocar a quebra do vidro. Ela é posicionada entre a panela e o réchaud.


E é claro que no requisito básico da aparelhagem para a fondue não podem faltar os espetinhos (ou garfinhos), usados para espetar o pão, a carne ou qualquer outro acompanhamento, e colocarmos dentro da panela.

Fondue

HARMONIZAÇÃO DE FONDUE COM VINHOS (por Chef Piero Cagnin)
Fondue de queijo
Brancos com uma certa acidez para contrastar a untuosidade do queijo: sauvignon blanc, sancerre, espumante rosé, espumante milesimado. Com vinhos tintos: sempre escolher vinhos com uma acidez acentuada: nebbiolo, barbera, dolcetto, pinot noir jovem da Borgonha, pinot noir jovem do Novo Mundo.





Fondue bourguignonne
Vinhos tintos, especialmente os pinot noir da Borgonha.



























Fondue de chocolate e frutas
Recioto della Valpolicella, Banyuls, Pedro Ximenez




Fondue de camarão ou de frango
Brancos com mais corpo e que tenham uma acidez boa: chardonnay com pouca madeira, espumantes safrados (sejam eles champagnes, franciacorta), espumantes rosé, vinho rosé do velho mundo
Tintos que sejam sempre jovens, sem madeira e com bastante acidez.









RECEITAS E MOLHOS PARA ACOMPANHAMENTO
Eu nunca fiz em casa o de queijo sempre compro pronto....nesse final de semana fiz um de chocolate






Fondue de queijo (para 4 pessoas)
Ingredientes:
- 250g de queijo gruyère
- 250g de queijo emmental
- 1 dente de alho
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 cálice de conhaque
- 3/4 de um copo de vinho branco seco




Modo de Preparar
  • Passar o alho nos lados e fundo da panela.
  • Ralar os queijos no grosso, juntar o conhaque e o vinho branco com o amido de milho dissolvido. Acrescentar a noz-moscada e a pimenta-do-reino.
  • Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), iniciar o processo de fundir a massa até que a mesma esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. No caso de utilização da panela de vidro, você poderá utilizar o microondas, usando a potência alta por 2min.
  • Espetar os acompanhamentos com os garfos especiais para fondue e mergulhar na mistura aquecida.
  • Servir com pão francês (dormido) cortado em cubos; florzinha de couve-flor ou brócolis e cenoura cortada em cubinhos (somente aferventados).

Fondue Bourguignonne (para 4 pessoas)

DICA: Não temperar a carne com sal antes de fritá-la, pois isto faria a carne criar água e, consequentemente, o óleo espirra

Ingredientes:
- 800g de filé mignon
- 2 xícaras de óleo
- 1 dente de alho




Modo de Preparar
  • Passar o alho no fundo e nos lados da panela.
  • Cortar a carne em cubinhos de uns 2cm.
  • Aquecer o óleo na panela de fondue sobre o réchaud.
Ao servir
  • Espetar um pedaço de carne, com um dos garfos que acompanham o conjunto, e levar ao óleo quente.
  • Deixar fritar até o ponto desejado e servir no prato, com os molhos especiais
Fondue de Chocolate (4 pessoas)
Ingredientes
- 250g de chocolate ao leite
- 125g de chocolate meio amargo
- 200g de creme de leite (com soro)
- ½ cálice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque




Modo de Preparar
  • Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura até que esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada.
  • Observar para que a mesma não entre em ebulição. No caso de utilização de panela de vidro, você poderá fundir a mistura no microondas, usando potência média por 2min.
  • Servir com: Frutas da estação cortadas em cubos; bolos; frutas secas; etc.
  • Espetar os acompanhamentos com os garfos especiais para fondue e mergulhar na mistura aquecida.





Além das receitas de molhos encontrei uma dica de usar : O mangochutney, a geleia de gengibre, geleia de pimenta e geleia de menta, facilmente encontrados prontos no mercado.


Molho de Alho
- 4 a 5 dentes de alho médios
- 1 pote de iogurte natural
- 1/2 pote de maionese pequeno light
- 1 colher de molho de mostarda
- Sal a gosto




Modo de Preparo
Amasse o alho e junte aos demais ingredientes. Bata em liquidificador ou num mixer. Todos os ingredientes podem ser desnatados ou light. Você pode ainda dar o gosto que desejar, mais para o iogurte ou mais para a maionese.
Sirva com saladas cozidas (vagem/beterraba/cenoura/brócolis), frutos do mar, carne e fondue de carne ou frutos do mar e ainda torradas.





Molho Curry
- 1 colher de sopa de curry
- 1 colher de sopa de salsinha verde picada
- pitadas de sal de aipo e noz moscada
- 1 folha de louro
- pingos de tomilho
- algumas gotas de limão




Molho de Morangos
- ½ Kg de morangos
- ½ xícara de óleo de milho
- sal e pimenta do reino à gosto.
Bater todos os ingredientes no liquidificador.




Molho com Azeitonas
- 1 xícara de maionese
- 6 a 7 azeitonas verdes ou pretas trituradas




Molho com Nozes
- 1 xícara de requeijão ou maionese
- 6 a 7 nozes picadas
- 1/2 colher de chá de vinagre
- 1/2 colher de chá de mostarda




Molho Fácil de Cebola
- 1/2 pacote de sopa de cebola
- 2 xícaras de creme de leite fresco ou enlatado
- 1 colher de suco de limão.

Se for usar creme de leite fresco, primeiro bata até engrossar levemente e só então misture o suco de limão e o restante dos ingredientes.




Molho de Hortelã à Moda Indiana
- 300g de iogurte natural
- 60g de folhas de hortelã picadas
- pitadas de curry
- pitadas de sal
Juntar as folhas de hortelã com o iogurte, misturar bem e temperar com pitadas de curry e sal.




Molho tártaro
- Maionese a gosto
- 1/2 unidade de pepino em conserva picado fino
- 1 colher (sopa) de pickles picado fino
- 1/2 colher (sopa) de salsa picada fina - 1 colher (chá) de conhaque
- Suco de limão, o necessário

Numa tigela, misture a maionese com os demais ingredientes e junte o suco de limão, o suficiente para obter uma mistura com consistência um pouco mais cremosa que a da maionese. Conserve o molho coberto na geladeira, mas deixe-o descansar em temperatura ambiente antes de servir.




Molho de alcaparra
- 1/2 xícara de maionese
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 1 colher (chá) de alcaparras picadas
- 2 colheres (sopa) de creme de leite
- 1 colher (sopa) de iogurte natural
Misture tudo e sirva gelado.





Molho de mostarda: 
Aqueça três colheres de sopa de azeite de oliva em uma panela, junte 1 xícara de chá de cebola ralada, refogue e, assim que murchar, junte 1 xícara de chá de vinho branco. Cozinhe por 10 minutos ou até reduzir à metade. Acrescente duas colheres de mostarda cremosa, 1 colher de chá de açúcar e sal a gosto. Reduza o fogo e cozinhe por mais cinco minutos, mexendo de vez em quando. 




Molho de Maçã: 
Bata por um minuto no liquidificador cinco colheres de sopa de azeite de oliva, duas maçãs sem casca e picadas, uma cebola média picada, uma colher de sopa de licor de laranja e sal a gosto. Transfira a mistura para uma panela, leve ao fogo e cozinhe mexendo de vez em quando por cinco minutos ou até encorpar. Junte hortelã misture e retire do fogo. 

Molho de manga:
 
Aqueça seis colheres de azeite de oliva em uma panela, junte uma xícara de chá de cebola ralada e refogue até murchar. À parte, bata no liquidificador duas xícaras de chá de manga picada com ½ xícara de chá de leite de coco. Despeje sobre o refogado de cebola e misture uma colher de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de hortelã picada. Deixe cozinhar por mais cinco minutos ou até encorpar. Acrescente uma pimenta dedo de moça picada e acerte o sal. Cozinhe por mais dois minutos e retire do fogo. 




Molho Thai
• 4 colheres (sopa) de maionese light
• 4 colheres (sopa) de leite de côco light
• 1 colher (chá) de curry em pó
• 1 pitada de raspas de casca de limão
• 1 colher (chá) de coentro picado
1 pitada de sal
Misture bem todos os ingredientes, sirva em seguida.


Molho de Tomate com Cottage
• 1 colher (chá) de azeite
• 2 dentes de alho amassados
• 2 tomates picados
• 1 colher (chá) de manjericão picado
• 1/2 xícara (chá) de queijo cottage

• 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
 



Molho Agridoce
• 1/2 xícara (chá) de requeijão light
• 2 colheres (sopa) de geléia de laranja
• 1 colher (café) de mostarda
• tomilho fresco a gosto
Misture bem todos os ingredientes, sirva em seguida.


Fondue de Queijo Light (4 pessoas)
Ingredientes 
- 1 dente de alho
- 150g de requeijão light
- 100g de queijo Cottage
- 150g de queijo prato light ralado
- 100ml de leite desnatado
- 1 colher (sobremesa) de maisena
- 1 pitada de noz-moscada
Modo de Preparar
Esfregue um dente de alho na panela de fondue Forma e, em seguida, acrescente o requeijão e a metade do leite com a maisena dissolvida. Bata bem o queijo Cottage com o restante do leite e acrescente aos poucos na panela. Junte a noz-moscada e o queijo prato, mexendo até incorporar à massa.
Ao servir
Brócoli, abobrinha, beterraba, batata e cenoura cozidos no vapor. Tomate cereja e quatro fatias de pão integral





Fondue Iscas Bourguignonne

Ingredientes 
- 300g de lombo de porco
- 300g de peito de frango ou sobre coxas desossadas
- 2 xícaras de gordura de coco ou óleo
- 1 dente de alho

Para empanar 
- 1 ovo levemente batido
- farinha de rosca
- 1 pitada de sal

Modo de Preparo
Passar o alho no fundo e nos lados da panela. 
Cortar a carne em iscas finas, temperar à gosto e empanar.
Aquecer o óleo na panela de fondue sobre o fogareiro, mantendo a chama do mesmo alta, pelo tempo aproximado de 8 minutos. Espetar as iscas e levar ao óleo quente deixando fritar até o ponto desejado. Acompanhar com molhos especiais para fondue.





Fondue Chinoise com Frutos do Mar

Ingredientes
- 1 ½ l de água
- 100g de camarões miúdos
- 100g de lulas
- 1 posta de namorado ou anjo
- 2 tomates sem pele e sem sementes
- 1 colher (sopa) de cebolas picadas
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparar
Dourar levemente a cebola. Acrescentar os tomates deixando fritar até amaciar. Acrescentar os camarões, as lulas e a posta de peixe. Colocar a água e deixar cozinhar. Coar o caldo e colocar na panela.
Cozinhar neste caldo cubos de 2cm de peixe que pode ser linguado, salmão, anjo, namorado, etc, ou camarões tamanho médio ou grande. Tenha sempre o cuidado de escolher peixes com carne firme. Guarnecer com molhos da sua escolha. O caldo poderá ser dividido entre os presentes.



Fondue de Camarão (para 4 pessoas)

Ingredientes
-1Kg e 200g de camarão limpo
- Sal
- Limão

Modo de Preparar
Limpar os camarões e colocar em água com sal e limão. Levar ao fogo até levantar a fervura e escorrer.
Obs: podem ser usados camarões com a casca sem cabeça
Sobre o recháud aquecer o óleo até a temperatura ideal para fritura (em torno de 150º a 170º), guarnecer com os molhos de sua preferência.

Molho para Fondue de Camarão
- 1 xícara (chá) de maionese light
- 1 colher (sopa) de vinagre branco
- 1 colher (chá) de catchup
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- ¼ de xícara (chá) de picles picadinho
- Sal e pimenta a gosto

Tempere a maionese com o vinagre. Divida em duas porções. Junte a uma delas a mostarda e o catchup. À outra porção, junte o gengibre, a salsinha e o picles picadinho.


Variações

Fondue de peixe
Cortar o peixe em quadrados de 2cm. Passar à milanesa. Peixes recomendados: atum, linguado, anchova.
Fondue de frango
Utilizar para este, pedaços de peito de frango.
Bolinhos de carne ou peito de frango
- 500g de carne moída,
- 1/2 pacote de creme de cebola,
- 1 pitada de sal,
- Pimenta do reino a gosto.
Misturar bem a carne ao creme de cebola e formar bolinhas de 2cm de diâmetro.

Guarnição
Torradas tipo aperitivo.




Fondue Asiático
Ingredientes
- 1 ½ l de água
- 2 cenouras
- 1 batata
- ½ repolho pequeno
- 1 alho poró
- Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparar
Assim que os legumes estiverem cozidos coear o caldo e colocar na panela (caquelon) da fondue
Cozinhar neste caldo cubos de carne, frango ou peixe. Acompanhar com molhos leves à base de iogurte natural, maionese light ou raiz forte. O caldo resultante do cozimento poderá ser dividido entre os convidados.


Fondue Neuchâteloise 
(de queijo, versão com espinafre)

Para 4 pessoas

Receita do chef Antonino Malaquias dos Santos, do 
restaurante Araucária, do Grande Hotel, Escola Senac. 
Revista Prazeres da Mesa, Agosto de 2003.



Ingredientes
400 g de queijo emmenthal
400 g de queijo gruyère
400 g de espinafre
3 xícaras de vinho branco seco
1 colher (sopa) de maisena
1 dente de alho amassado
Pimenta-do-reino branca, noz-moscada, sal
3 colheres (sopa) de kirsch
Manteiga sem sal
Pão italiano torrado e cortado em cubos.

Modo de Preparo
Rale os dois tipos de queijo no ralador mais grosso. Misture com a maisena e reserve.
Em uma panela, refogue o espinafre com um pouco de manteiga e tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

Em seguida, coloque o espinafre já frio no liquidificador e bata-o com 120 ml do vinho. Reserve. Coloque o restante do vinho branco e o alho numa panela, leve ao fogo moderado e deixe aquecer bem. Elimine o alho e mantenha a chama baixa. Para que o liquido não ferva, vá adicionando a mistura de queijos aos poucos, mexendo sem parar em forma de oito (para evitar que a fondue faça fios) até obter um creme macio e não muito grosso. Misture com o espinafre.

Retire do fogo, tempere com uma pitada de pimenta-do-reino e com a noz-moscada ralada. Adicione o kirsch, misture bem e leve à mesa em panela própria. Sirva com os cubos de pão italiano. Para acompanhar, apesar de algumas regras indicarem o vinho branco, um tinto do corpo leve faz um perfeito casamento.



Fondue de Banana (Para 4 pessoas)
Fonte: Livro – “Receitas Práticas de Fondue” 
Autores: Eva e Ulrich Klever
Editora: Melhoramentos



Ingredientes
600 gr de queijo emmental, 
1 dente de alho, 
330 ml de vinho branco, 
4 colheres rasas de chá de maisena, 
1 colher de chá de suco de limão,
2 colheres de chá de água. 
1 copinho de ginjinha
pimenta-do-reino moída, 
noz-moscada ralada, se quiser
Para cada pessoa: 2 bananas e 2 colheres de sopa de sucrilhos.

Modo de Preparo
Rale o queijo. Esfregue a parte interna da panela de fondue com dente de alho. Despeje o vinho na panela e deixe amornar. Em seguida, acrescente o queijo e mexa. Formar-se-á um bolota, até que o queijo comece a se dissolver. Deixe ferver, mexendo vigorosamente.

Dissolva a maisena com suco de limão e a água e misture-a à massa de queijo, mexendo com uma colher de pau no sentido de um oito, para que o queijo não fique em ponto de fio. Quando a massa estiver cremosa, misture a ginjinha, tempere com a pimenta e a noz-moscada, se quiser.

Corte as bananas em pedaços. Esmigalhe os sucrilhos e distribua-os em 4 tigelinhas individuais. Mergulhe 1 pedaço de banana por vez na massa de queijo quente e, em seguida, passe-o nos sucrilhos.
Sugestão: tempere os pedaços de banana com raspas da casca de limão.



Fondue à Moda de Treviso
Fonte Carmem Trombini do Restaurante Padova
Olá pessoal! Vejam que receita recebemos da nossa confreira Carmem Trombini do Restaurante Padova. Testamos e é maravilhosa. Experimentem!
(Para 4 pessoas)

Ingredientes
500 ml de água
50 ml de leite
75 g de farinha de milho fina
01 colher (chá) de azeite
01 colher (chá) de sal
01 colher (cafezinho) de açúcar

Modo de Preparo
Na panela especial para fondue colocar a água acrescentando o leite, o azeite, o sal e o açúcar, (água pode ser aquecida previamente em uma chaleira). Sobre o réchaud assim que a mesma apresentar sinais de ebulição acrescentar a farinha e com a chama do queimador baixa cozinhar pelo tempo aproximado de 30 minutos, ou no caso das farinhas pré-cozidas pelo tempo indicado na embalagem.

Acompanhar com linguicinha calabresa cortada e aferventada, salsichas, queijo provolone, queijo parmesão, queijo caccio cavalo, lanche, etc.


Fondue de Queijo Gorgonzola 
Ingredientes
-1 creme de leite
-150g de queijo gorgonzola
-½ colher (chá) de endre (dill)
-50ml de leite
-1 colher (chá) de amido de milho

Modo de Preparar
Picar o queijo. Juntar o creme de leite. Levar ao microondas por 2min na potência alta. Juntar o leite com o amido dissolvido e acrescentar o endro. Sobre o recháud, aguardar que a mistura atinja a temperatura desejada.



Fondue Tiramesú 
Ingredientes
-200g de requeijão
-100g de leite condensado
-100g de creme de leite
-50ml de Rum (rótulo dourado)
-100g de chocolate meio amargo
-1 colher de sopa de café solúvel
-4 gemas
-1 colher de sopa de amido de milho

Modo de Preparar
Colocar o requeijão, o leite condensado e o creme de leite na panela. Dissolver o amido de milho e o café solúvel no rum e agregar as gemas peneiradas. Juntar à mistura da panela e levar ao réchaud, mantendo a chama do queimador sempre baixa, até adquirir consistência. Para acompanhamento usar frutas da estação, frutas cristalizadas e bolos.





Fondue de Chocolate Branco com Cassís 
Ingredientes
-500g de chocolate cobertura branco
-1 creme de leite
-½ mamão papaia
-1 cálice (50ml) de licor de cassís
-1 colher de (sopa) de geléia de cassís (opcional)

Modo de Preparar
Picar o chocolate e acrescentar o creme de leite. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), ou no microondas, no caso da panela de vidro refratário (na potência média por 2 min.) fundir a mistura. Assim que a mesma estiver derretida, acrescentar o mamão batido com o licor e a geléia. Aguardar a temperatura própria para iniciar a degustação tomando o cuidado de não deixar o chocolate entrar em ebulição. Degustar com frutas da estação ou bolo amanhecido.

Fondue Carolina 
Ingredientes
-600g de chocolate cobertura branco
-1 caixa de creme de leite
-100g de nozes trituradas
-100g de passas de uvas sem semente (50g uvas passa brancas e 50g pretas)
-50ml de rum (rótulo dourado)

Modo de Preparar
Ralar o chocolate no ralo grosso. Agregar o creme de leite. Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), ou no microondas, no caso da panela de vidro refratário (na potência média, por 2 min.) fundir a mistura. Acrescentar as nozes, as passas e o rum. Antes que a mesma comece a borbulhar, abafar a chama






FONDUE DE NUTELLA (creme de avelã)

Ingredientes:


-400 g de nutella



-200 mL de creme de leite (com soro)
-50 mL de leite





Para acompanhar:


pedaços de bolo branco- frutas



Modo de fazer:
Derreter em fogo brando, a nutella com o creme de leite e o leite. Transferir para o aparelho de fondue e servir com os acompanhamentos.






Fondue Chinoise Campestre

por Sebastian Puglia & Bebel Baeta
A receita é a Fondue Chinoise Campestre e foi gentilmente cedida pela chef Bia Dietrich do restaurante Bia Kaffee. A iguaria faz parte do Festival Gastronômico de Inverno 2009 de Campos do Jordão, que acontece na cidade até o dia 16 de Agosto com o tema Ano da França no Brasil, e homenageia o tradicional cabaret Moulin Rouge.
Fondue Chinoise Campestre
Ingredientes
- 100 g de salsichão tipo Weisswurst com salsa (branco);
- 100 g de salsichão tipo Schüblig;
- 100 g de salsichão de frango com curry;
- 100 g de cogumelos frescos;
- ½ cebola ralada;
- ½ colher de café de ervas finas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 50 g de manteiga;
- 5 grãos de pimenta rosa moída;
- 80 g de pepinos em conserva suave;
- Mostarda doce;
- Mostarda de Dijon;
- Mostarda com raiz forte;
- Molho barbecue;
- 2 maçãs verdes;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- 3 colheres de sopa de água;

Modo de Preparo
- Fatie os salsichões e os pepinos em rodelas médias;
- Refogue no azeite a cebola, acrescente os cogumelos fatiados e finalize com as ervas finas;
- Moa a pimenta rosa e misture à manteiga;
- Descasque as maçãs, rale-as e as leve ao fogo com a água e o açúcar até formar uma textura de purê;
- Reserve todos os preparados acima.

Ingredientes do Chinoise- 1l de caldo de legumes coado;
- 1 cubinho de caldo de carne;
- 200 ml de vinho branco seco;
- 80 g de funghi secci.

Modo de Preparo do Chinoise

- Dissolva o cubo de carne no caldo de legumes, acrescente o funghi hidratado, escorrido e cortado em tirinhas;
- Agregue o vinho e leve para aquecer na hora de servir.
Montagem da Fondue
- Aqueça as rodelas de salsichas por 6 minutos no Chinoise e coloque na panelinha de fondue;
- Nos potinhos apropriados coloque as mostardas, o molho barbecue, o cogumelo, o pepino, o purê de maçãs e a manteiga aromatizada;
- Sirva a fondue campestre acompanhada com fatias de pão preto e bricelets de queijo.




AGRADECIMENTOS E REFERÊNCIAS:
João Guedes do Blog Sabor e Alquimia
http://www.fondue.com.br
Sbrigati In Cucina
Espaço Gourmet






3 comentários:

  1. MARAVILHOSO POST, RE!!!
    AMEI... Também amooo fondue.

    Bjkas

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Menina, que aula de fondues!!!

    Riquíssima, adorei! Vou tirar muitas idéias daqui, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Necessito saber onde comprar um conjunto de fondue rustico igual ao vermelho com a cruz da suiça igual o de sua foto.

    Obrigado

    Rubens Galera

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...