quinta-feira, 3 de abril de 2014

Entrecôte de contra filé, molho de cebola com queijo e champignon e brócolis no alho e shoyo lchf

Entrecôte de contra filé, molho de cebola com queijo e champignon e brócolis no alho e shoyo lchf
Hoje fui para cozinha sabendo que prepararia uma carne, mas totalmente sem roteiro, risos.
Tinha um pedaço de contra filé de 1,3 kg, preparei um bifão de uns 5 cm de altura ( entrecôte) suculento era para ser   na chapa, numa pequena distração passou um pouquinho de ponto :/ os acompanhamentos ficaram maravilhosos.
Molho de cebola com queijo e champignon, brócolis ao alho e shoyo e vinagrete!!!




O entrecôte é um dos cortes de carne bovina que está entre os meus preferidos, devido principalmente ao seu sabor, textura e que por sua camada de gordura na lateral mantém a umidade da carne.

O corte é um dos pratos mais tradicionais da culinária francesa e corresponde à ponta do contra-filé e que leva nomes diferentes em países como Estados Unidos (rib eye), França (noix) e Argentina (bife ancho), filé de costela, gerando pequena confusão. Elisabeth Schreiner, médica veterinária e chef-proprietária do Meat Shop, açougue-boutique com restaurante de parrilla em Florianópolis é uma entusiasta quando refere-se ao entrecôte: “é um corte macio, com dois músculos, igualmente tenro e suculento.

Comparando o entrecôte de gado europeu com um mesmo corte, de uma raça não européia, o não europeu apresenta carne mais magra, sem marmoreio”. De rápido preparo pode ser feito na brasa, no forno ou mesmo na chapa tendo que ser observado que não passe do ponto, sob pena de ficar duro e fibroso.
fonte Eu Gourmet

Entrecôte de contra filé, molho de cebola com queijo e champignon e brócolis no alho e shoyo lchf

Não tem medidas exatas, e nem mesmo uma receita, porque não tem segredo,  porque vou fazendo conforme minha inspiração Divina :D
mas pelas fotos dá para se ter uma boa ideia né ;)

Para o molho de cebola: (AMEI)
Refogue e doure uma cebola (usei roxa) na manteiga com azeite e páprica picante, assim que dourar acrescente o creme de leite, queijo (usei emmenthal) e champignon, refogue tudo junto ...fica bem espesso como eu gosto.

Brócolis refogue com alho e no final regue shoyo.


Para o bife eu preparei na chapa ( é preciso atenção como escrito acima, senão fica fibroso) por ser muito grosso o bife,  nos primeiros 2 minutos deixei fogo alto para selar bem, depois baixo e tampado e repeti a mesma coisa virando a carne. Temperei apenas com sal, pimenta do reino e alecrim.


brócolis no alho e shoyo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...