quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brandade de Bacalhau e Arroz com Castanhas

Brandade de BacalhauEssa receita é muito conhecida e eu acho deliciosa!!! A brandade de bacalhau (brandade de morue) é um prato do sudoeste da França … basicamente um purê de batata com bacalhau. É bem simples, mas  incrivelmente delicioso, pode ser acompanhado de um pãozinho crocante......mas eu fiz eu servi  um arroz com castanhas eeeee ameeiiii!!!!



Ingredientes:
-2 xícaras de (chá) bacalhau desfiado (já dessalgado)
-1 folha de louro
-400 gr de batata
-1/3 de xícara (chá) de azeite extra virgem
-3 dentes de alho picados
-4 colheres (sopa) de salsinha picadinha
-400 ml de creme de leite fresco
-azeitonas pretas portuguesas a gosto
-Sal e pimenta-do-reino a gosto
-Noz moscada ralada a gosto

Preparo:
1-Coloque agua na panela e uma folha de louro em fogo alto assim que levantar fervura desligue e acrescente o bacalhau. tampe e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos.
2. Faça um purê com as batatas. Numa panela, coloque as batatas, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que estejam macias. Retire do fogo e escorra a água. Deixe esfriar o suficiente para conseguir manusear. Descasque as batatas e amasse com um garfo ou passe pelo espremedor, acrescente a noz moscada ralada, a pimenta do reino e uma pitada de sal.
3-Em uma penale aqueça o azeite, o alho e a salsinha, acrescente o pure e mexa bem.
4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
5. No processador de alimentos, coloque o purê de batatas, o bacalhau ( não coloquei o bacalhau no processador),  e o creme de leite. na hora e noz-moscada ralada. Bata em velocidade alta até obter uma massa homogênea.
6. Transfira a massa para uma travessa refratária. Leve-a ao forno preaquecido e deixe assar até dourar.

Montagem
Espalhe a massa de peixe generosamente sobre as fatias de pão torrado. Regue com o azeite de oliva e salpique com a salsinha. Sirva a seguir.



Arroz Branco com Castanhas
Prepare duas xícaras de arroz parbolizado a gosto (usei o comum)
Para uma xícara de castanha de cajú picada
Só misturar os dois depois do arroz pronto

7 comentários:

  1. Que delicia de bacalhau, atenho andado para experimentar esta receita faz tempo...adorei a ideia do arroz de castanhas, que prato fabuloso...Mais uma excelente forma de cozinharmos o nosso tão apetitoso bacalhau!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, eu tbm amei!

    Você tem feito uma coisas gostosas né? rsss...dá uma vontade na gente de almoçar embora ainda esteja tomando café...curuz...kkkkkk!!!!

    Beijo flor!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu preciso aprender a comer bacalhau urgente, porque eu babo nas receitas menina! Rs...
    Esse parece muito delicioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sandra eu amei esse arroz, faça que vc não vai se arrepender. BJO

    RÊÊ, amiga, adoro ver você aqui...Obrigada pelo carinho BJO

    Fla, eu penso que se você tentar experimentar essa receita, você vai amar....aceita o desafio??? rsrs BJO

    ResponderExcluir
  5. Re, olha eu já comi bolinho de bacalhau do habbibs...risos... mas meu marido disse que não gosto de bacalhau...rs.
    Acho que vou tentar e aceitar o desafio... =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Fla, eubaaaa.....aceita sim....depois me conta....BJO

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou a Noêmia do grupo “Blogs de Gastronomia” do Facebook.
    Passei para conhecer o seu blog!
    Quando vim viver para Portugal não gostava de bacalhau. Aprendi a prepará-lo de tantas maneiras que agora gosto muito!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...