terça-feira, 5 de julho de 2011

Farinha de Berinjela












Conheça mais sobre a farinha de berinjela
Todos os nutrientes que fazem a fama do legume estão concentrados em sua farinha, um alimento que ajuda no controle do colesterol, estimula o intestino preguiçoso e evita a obesidade
Por Thaís Manarini / Produção: Marcia Asnis / Fotos: Lucas Fonseca

fonte

Maracujá, linhaça, banana verde... Agora chegou a vez de a berinjela virar farinha. Para quem não dispensa os benefícios que ela proporciona à saúde, a novidade soa como música. O alimento em pó concentra todos os nutrientes poderosos presentes no legume. Em resumo: é possível consumir menos e ganhar mais, muito mais.

Para começar, a farinha de berinjela esbanja fibras, sendo que as do tipo solúvel predominam. “Elas são ótimas porque ajudam a digerir as gorduras no duodeno. Como consequência, ocorre uma redução nas concentrações de colesterol”, conta a nutricionista Glorimar Rosa, professora adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vale lembrar que a profissional observou esse feito na prática, já que orientou uma pesquisa animadora sobre farinha de berinjela recentemente. O trabalho, objeto da tese de pós-graduação da nutricionista Aline de Castro Pimentel, mostrou que as concentrações de colesterol ruim (LDL) no sangue das mulheres que consumiram o suplemento por 60 dias, despencaram, assim como as taxas de triglicérides e ácido úrico – afastando, portanto, as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Cintura de pilão 
Por falar em males do coração, não dá para esquecer mais um importante fator de risco: a barriga saliente. A boa notícia é que a farinha de berinjela também é vista como uma ótima opção quando o objetivo é dar uma enxugada. “Presente na berinjela, a niacina faz parte dos processos metabólicos do emagrecimento. Além disso, há as fibras, que são responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura”, explica a nutricionista funcional Priscila Meirelles, de Pelotas (RS).

E olha que beleza: esse benefício foi constatado lá para os lados do Rio de Janeiro. Segundo a nutricionista Wânia Monteiro, coorientadora do estudo, houve uma redução significativa na circunferência da cintura (ou seja, a gordurinha abdominal) do grupo que incluiu a farinha na dieta. Como se não bastasse, essa turma ainda viu o índice de massa corporal (IMC) baixar e o percentual de massa magra subir.

Duas colheres (sopa) por dia de farinha de berinjela estão de bom tamanho

Acooorda, intestino! 
Se ele anda meio preguiçoso, causando um baita desconforto, mais uma vez a farinha de berinjela pode entrar em cena. A nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, de São Paulo, afirma que por ser abastecido de fibras, o alimento é capaz de dar uma mãozinha para o intestino, evitando a terrível constipação.

Mas, atenção: se você pretende tirar proveito dessa função, invista em bons goles de água, indispensável para ajudar na formação do bolo fecal. “Se não tomar esse cuidado, o efeito pode ser o oposto do desejado”, salienta Priscila.

Saúde de ferro 
Para Glorimar, da UFRJ, deve-se frisar ainda que a farinha é uma importante fonte alimentar de antioxidantes (eles marcam presença na casca da berinjela), substâncias que ajudam a reduzir a possível formação de radicais livres – aquelas moléculas instáveis que favorecem o envelhecimento precoce e outros tantos problemas para o organismo.

Depois dessa lista de benefícios, ficou fácil perceber que levar o pó à mesa é uma forma de cuidar da saúde, certo? E convenhamos: com uma praticidade sem igual. Afinal, a farinha pode ser consumida com vitaminas ou sopas, fazer parte de receitas de bolos, suflês e omeletes, ser usada como complemento da refeição pronta e por aí vai... “Ela praticamente não altera o sabor dos alimentos aos quais é adicionada, independentemente de serem doces ou salgados”, finaliza a profissional carioca.

Faça em casa 

Em uma forma, coloque um quilo de berinjela, com casca, cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 160ºC e deixe por cerca de três horas ou até o legume ficar crocante e ressecado. Depois, triture a berinjela no processador ou no liquidificador (pulsar). O produto deve ficar com aparência semelhante à da farinha de mandioca e ser armazenado em um pote bem vedado e em local arejado. Rendimento: 100 gramas. Validade: um ano.

Fonte: Glorimar Rosa, nutricionista e professora adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Shake de berinjela

Ingredientes
1 copo de leite desnatado gelado
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
1 banana
Mel e gelo a gosto

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Rendimento
1 copo de 300 ml


Fonte: Aline de Castro Pimentel, nutricionista (SP)

Omelete de legumes

Ingredientes
2 ovos
1 cebola
1 tomate picado
1 cenoura ralada
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
Folhas de beterraba
Salsa, orégano, manjericão, pimenta vermelha a gosto

Preparo
Bata os ovos com um garfo. Adicione a farinha de berinjela. Em seguida,
coloque todos os legumes picados com os ovos batidos e a farinha de berinjela e tempere. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e coloque a mistura. Tampe até o ovo ficar cozido. Use fogo baixo.

Rendimento
2 porções

Fonte: Longevid

Bolo de milho cremoso

Ingredientes
2 latas de milho (escorrer a água)
3 ovos
4 colheres (sopa) de margarina light
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de farinha de berinjela
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos. Coloque em uma forma e deixe assar por 50 minutos. Para saber se está bom, espete um palito até o fundo da forma. Se sair limpo, está pronto.

Rendimento
12 porções

Fonte: Aline de Castro Pimentel, nutricionista (SP)

6 comentários:

  1. Que legal, não conhecia essa farinha! Adorei principalmente a parte da cintura de pilão hahahah preciso disso!!! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, essa eu vou fazer sim, e ficar usando como farinha nas refeições.
    Gostei tanto que quero ter pedir permissão para colocar o seu link no meu blog, posso?
    Passa lá no coisas de cristal, tá cheiinho de novidades, já sigo teu blog há tempo e sempre tô por aqui, isso só porque voce deixa a porta aberta.

    Boa semana

    bjs cristalinos

    ResponderExcluir
  3. Já gosto de Berinjela, ainda sabendo de todas essas propriedades vou comer mais ainda, rs
    Amei suas receitas!
    bjs
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. adorei conhecer todas as vantegens da farinha de beringela...

    obrigada pela aulinha!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer as vantagens da beringela!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. uma dica
    1 cs de berinjela em 200ml de yogurte mel

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...