sábado, 16 de julho de 2011

Risoto de Batata, Espinafre e Linguiça Temperada

Risoto de Batatas

Uma receita do chef Chuck Hughes
Assistindo a GNT receitas do Chuck, não resisti e tive que ir pra cozinha, me virei com o que tinha….
A linguiça que faço é uma delicia, fica pro próximo post ok.
Faça que vale a pena, é uma delicia essa combinação

Risoto de batata
-6 a 8 cogumelos grandes frescos (como eringi ou shitake) cortados em fatias finas (usei champignon cogumelo)
-3 colheres de sopa de azeite extravirgem
-1 chalota grande cortada em fatias finas
-Uma boa pitada de sal grosso e pimenta-do-reino fresca moída
-4 batatas grandes cortadas em cubos de 1,5 cm
-3 a 4 xícaras de caldo (frango, legumes, cogumelos ou água)
-1 xícara rasa de queijo parmesão fresco ralado
-Algumas porções generosas de manteiga
- Uma porção de rúcula baby ou espinafre baby para guarnição

 
Risoto de Batatas


Modo de preparo:
Linguiça de cordeiro salteada
Em uma panela com água, ferva as linguiças por cerca de 5 minutos. Escorra a água. Aqueça uma frigideira grande em temperatura média-alta. Cubra o fundo da frigideira com um pouco de óleo de canola. Pique os ramos de alecrim grosseiramente e espalhe na frigideira. Adicione as linguiças e refogue até ficarem douradas por inteiro, virando quando necessário. Quando as linguiças ficarem prontas, o risoto também estará.


Risoto de batata
Lave e pique as batatas em cubos pequenos. Não é preciso descascá-las. Coloque as batatas em uma panela e cubra com água. Acrescente uma pitada de sal. Ferva em fogo alto, diminua a temperatura e continue fervendo por cerca de 5 minutos até ficarem al dente. Escorra a água. Aqueça o óleo em uma panela média em temperatura média. Adicione a chalota, as batatas, uma pitada de sal e uma concha de caldo. Cozinhe, mexendo sempre, até que o caldo esteja quase absorvido.

Em uma frigideira separada, refogue os cogumelos com um pouco de azeite e agite gentilmente até começarem a ficar dourados. Continue a adicionar o caldo à mistura de batata, uma concha por vez (ao contrário do risoto tradicional, o caldo pode estar quente ou frio, não importa), até que a batata esteja macia e cremosa por fora, por cerca de 5 a10 minutos (Faça um teste. Se a batata estiver muito macia, você não precisará adicionar mais líquidos. Se não, você pode acrescentar um pouco mais de caldo.)

Adicione os cogumelos, o queijo e misture. Acrescente a manteiga e continue mexendo, colocando um pouco mais de caldo, se necessário. Comece a “comprimir” o risoto com sua espátula para que algumas batatas sejam amassadas, o que ajudará a formar a textura “cremosa”. Por fim, adicione uma porção de mini-hortaliças (rúcula ou espinafre) e mexa até murcharem. Prove e tempere conforme necessário.


Para servir: disponha uma boa quantidade do risoto no prato, cubra com uma única e suculenta linguiça de carneiro e sirva quente.

2 comentários:

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...