quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pão de Batata



Oiiiiii Queridos Leitores
Vim correndo colocar essa receita (apesar de usar muito a postagem programada)
que fiz e é uma delícia.
Não fiz a risca porque não tenho balança, nem batedeira que bata massas pesadas
( mas estão na minha lista de compras, acho que sobrevivo até lá...risos)
Vou dar a fórmula (versão profissional) e a minha versão caseira.



Ingredientes:
500g de farinha de trigo (usei 500g e uma xícara medida rasa)
75g de açúcar ( medi no copo de medidas)
100g gemas ( 5 gemas usei ovos jumbo, daqueles enormes comprados na feira)
10g de sal ( usei uma colher meio cheia de café)
250g de batata cozida e espremida ( usei 3 batatas grandes e 3 pequenas )
25g de fermento fresco ( usei dois tabletes )
25g de manteiga (1 colher medida de sopa)
água gelada ( não usei)


Modo de preparo:

Misturei as gemas com fermento e o açucar, acrescentei a manteiga, a batata e a farinha e sovei, deixei descansar quase uma hora. Minha massa não ficou com ponto de VéU mas de um ótimo resultado. Se você fizer "a risca" por favor me conta tá!!!

Leve a batedeira as gemas, o açúcar, as batatas e o fermento.
Misture na velocidade média até tudo estar bem incorporado.
Adicione o sal e a farinha. Bater na velocidade alta por 10 minutos.
Vá adicionando a manteiga aos poucos.
Dar ponto na massa com a água gelada, se preciso, depende da umidade da batata. Amassar e modelar conforme desejado.
Fermentar até quase dobrar de volume.
Pincelar com ovo batido e assar em forno 170ºC até obter coloração adequada.

Ponto correto da massa VéU..aquele que vc pega a massa com as duas mãos afasta e não rasga, fica fininha...

Rafael Barros www.operaganache.com.br

Atualizado em 23 agosto 2011
Eu tinha esquecido como era maravilhoso esse pão, dessa vez eu coloquei 

Leve a batedeira as gemas, o açúcar, as batatas e o fermento.
Misture na velocidade média até tudo estar bem incorporado.
Adicione o sal e parte da  farinha. e bati por uns 5 minutos depois terminei colocando o restante e sovando, e usei mais batata....adoro....




4 comentários:

  1. Que loucuraaa!!!
    Tentação!!!
    Maravilhosos!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Rê, amei a sua homenagem, de verdade! E já tô levando o seu selinho de destaque. Obrigada! Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. amo pão de batata... tem um cheirinho todo especial e um sabor... nossa!!! deu água na boca!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga ,tbém adoro pão de batata ,já guardei a receita e tá na minha lista pra fazer. Obrigada deu água na boca mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...