sexta-feira, 29 de abril de 2011

Você sabe o que é a latte art?

Sou maluca por café, capuccino frio ou quente...eu realmente adoraria tomar um cafézinho assim....e você?

Apesar de muitos concordarem que fazer um bom café espresso é uma arte, a "arte no café" ("Latte Art", em inglês) se refere aos desenhos feitos na espuma em cima de drinks de café.  


Barista explica como é a técnica de fazer desenhos na superfície do café com leite


Se você já entrou em uma das muitas cafeterias espalhadas por São Paulo e pediu um café com leite, com certeza deve ter se surpreendido com um desenho na espuma da sua bebida. Essa técnica é chamada "latte art" e vem ganhando cada vez mais espaço nos chamados cafés gourmets, onde é possível apreciar bebidas especiais.
Tulipas, corações, rosetas e espirais são reproduzidas nas xícaras por baristas, profissionais especializados em preparar receitas à base de café.
Alguns desses profissionais já nem conseguem mais deixar de fazer arte quando o assunto é café. Este é o caso de Bruno Ferreira, barista do Suplicy Cafés Especiais, na unidade do Itaim Bibi.
- Eu sempre faço um desenho quando preparo o café com leite, porque gosto e as pessoas se surpreendem. Elas gostam das figuras, tiram até foto das bebidas.
Os desenhos na espuma podem ser feitos com dois métodos, free pour ou etching. O primeiro consiste em movimentos na manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso. No segundo método, os desenhos sãos feitos com o auxílio de algum objeto (colher, mexedor ou palitinho). Segundo Bruno, é possível combinar as duas técnicas e garantir um bom resultado.
- Os desenhos podem ser feitos juntando as duas técnicas, mas eu prefiro a free pour. É mais rápido de fazer e a impressão é mais bonita.
Apesar de a latte art ser uma das partes mais difíceis do trabalho de um barista, Bruno afirma que conseguiu aprender a técnica na garra e que os desenhos destacam seu trabalho.
- Eu aprendi a latte art vendo os outros baristas e fazendo os desenhos. Sou autodidata, não fiz cursos. Eu também comecei a prestar atenção, que não era simplesmente jogar o leite vaporizado sobre o café, tive de fazer os movimentos certos, praticar no dia a dia, até desenvolver corretamente a técnica.
Além de mostrar um pouco do trabalho do barista, a latte art  provoca uma reação interessante nas pessoas.

- Eu percebo que quanto mais simples é a figura, mais as pessoas gostam. O desenho que mais surpreende é o coração, que é um dos mais fáceis de fazer, mas o que eu mais gosto e acho mais bonito é a tulipa. Ela realmente impressiona.




Latte art

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Latte art ou coffee art são termos que se referem às figuras feitas, por um barista


na superfície de bebidas feitas à base de café expresso. Estas figuras são,


geralmente, feitas utilizando-se um dos dois métodos existentes, ou, algumas vezes, combinando-os.




O primeiro método é a manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso (conhecido como "free pour latte art"). 

O segundo consiste em desenhar as figuras com uma ferramenta (conhecida como etching - gravador, marcador), utilizando-se um estêncil, pó e espuma de leite. 

A Latte art é mais comumente feita em latte (bebida feita de leite ou chocolate, com bastante espuma), 

apesar de também ser feita em cappuccinocaffe mocha 

(também conhecido como mocaccino), ou mesmo em espresso macchiato 
(manchado - bebida feita de café com um leve toque de leite ou espuma de leite).
Como a popularidade das bebidas feitas em espresso tem aumentado, 
a arte de desenhar em café também tem crescido. Com o crescimento da popularidade da latte art, algumas competições têm aparecido, ao redor do mundo, para que os baristas possam mostrar suas habilidades.
A Latte art é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, 
a coroação de uma primorosa bebida feita à base de espresso. 
Em função de seu impacto visual e a crescente importância da latte art nos Cafes pelo mundo, 
há uma preocupação de nunca deixar osabor ficar em segundo plano. Nas competições e reuniões de baristas, os praticantes da latte art são sempre encorajados a priorizarem a atenção à qualidade do espresso e do leite, antes de pensarem em como será feita a arte visual.



Como Fazer Arte no Café
fonte:








Passos
1. Coloque leite suficiente para uma xícara na jarra. Coloque o vaporizador no fundo da jarra. Ligue o vapor, e erga o vaporizador devagar até que ele fique próximo a superfície do leite. Abaixe o vaporizador a medida que o leite sobe, para que o vapor saia a 1cm do topo do leite. O leite não deve espichar muito, e não devem se formar grandes bolhas. Crie um leite aveludado, ao contrário do leite espumoso que fica em cima da maioria dos cafés expressos.
2. Permita que o leite chege a uma temperatura de 27 ºC, e coloque o vaporizador no canto da jarra, bem fundo no leite, posicionando a jarra para rodar no sentido anti-horário. Faça isto até que o leite chegue a 65 ºC - 70 ºC. Desligue o vapor e remova o vaporizador e termômetro do leite. Limpe o vaporizador com um pano úmido.
3.  
 Agite o leite vigorosamente. Se ver alguma bolha, bata a jarra no balcão diversas vezes e volte a agitar o leite por 20 ou 30 segundos. Faça isto enquanto o café está sendo preparado.
4. Comece a colocar o leite no café expresso. Para criar um padrão de flor, comece a colocar o leite dentro da xícara, a 2 centímetros do fundo. Quando a xícara chegar na metade, balance a jarra para frente e para trás enquanto anda com ela para o canto da xícara. Isto vai fazer o desenho se formar, preenchendo a xícara devagar. Faça este movimento usando o pulso, ao invés de mover a mão.
5. Quando o leite chgar no topo da xícara, faça rápidamente com que o leite entre no meio do desenho. Use uma quantidade pequena de leite, para evitar que o desenho de flor afunde.
6.  
 Decore o desenho usando "stencil", pó e espuma do leite. Esse passo é opcional, pois muitos preferem fazer no estilo livre, mas você pode experimentar com a técnica da "gravura".


Dicas
 
 Se quiser fazer um padrão de coração, balance como antes, mas sem mover de volta do mesmo tanto. Forme um círculo, e coloque devagar o leite através do centro para um coração com várias camadas.

Antes de tentar fazer isto com leite, tente primeiro com água fresca, apesar da água não ter a mesma consistência do leite, praticar com água vai lhe dar familiaridade com o ato de derramar o líquido e balançar ao mesmo tempo.
Use leite fresco para cada xícara, mesmo se tiver sobrado leite da xícara anterior.
Comece com leite bem frio -- logo acima do ponto de congelamento. Certifique-se de manter as jarras de vapor refrigeradas. Leite frio e jarras de vapor vão lhe dar mais tempo para criar a textura aveludada necessária para a arte no café.
Use uma xícara com uma boca grande. Isto vai permitir desenvolver desenhos no café mais facilmente.

Avisos
Não deixe o leite aquecer a mais de 70 ºC, pois isto afeta o sabor do leite.

Materiais Necessários
Leite Integral.
Café expresso.
Jarra de paredes retas.
Máquina de expresso com uma forte vaporizador
Xícara de 400 ml
Termômetro

Fontes e Citações
Arte no café e texturização de leite
Artigo sobre "Latte art" na wikipedia
Galeria de arte no café
Demonstrações na arte no café
Arte em Café no siteCoffeegeek.com
 R7




9 comentários:

  1. Nossa que artista quem faz esse tipo de técnica..em café Lindo demais...adorei...bom final de semana querida bjos

    ResponderExcluir
  2. Amei e adoraria tomar um cafezinho assim...hummm!

    ResponderExcluir
  3. Que lindos que ficam. Dá dó beber o cafezinho depois!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Regiane, o café faz parte do meu trabalho também, é difícil fazer isso, tem que treinar muito, adorei esse post,
    bjs e otima semana
    Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá Regiane

    Vi seu blog no Receitas na Rede e passei aqui pra te conhecer. Adorei várias receitas daqui e estou te seguindo pra acompanhar mais de perto. Com certeza dá dó de tomar um cafezinho tão caprichado. Adorei o post!
    Quando tiver um tempinho, passa lá no meu cantinho pra me conhecer
    http://massalanovamente.blogspot.com/

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog e tudo o que partilha, parabéns e um beijo!!

    ResponderExcluir
  7. Regiane,
    Eu também amo café!
    E acho lindo ver esses desenhos...
    mas será que eu consigo?
    ou o café esfria, ou fica um desenho abstrato..kkkkkk
    beijos e adorei as dicas

    ResponderExcluir
  8. EU ADORO CAFÉ ESSES ESTÃO LINDOS QUE TERIA ATÉ PENA DE BEBER,.
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Olá, Regiane, muito prazer!
    Tem como não se encantar por essa arte?
    Não dispenso um bom café, mas não tomo com leite, aversão desde criança.
    Boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...