domingo, 9 de junho de 2013

FARELO de aveia e seus benefícios

FARELO de aveia e seus benefícios
Eu consumo aveia em flocos há muitos anos, e adoro, café da manhã banana com aveia não pode faltar...
Mas depois dessa minha descoberta, vou mudar para o farelo de aveia, muito melhor, confira


farelo de aveia tem muitos efeitos positivos sobre a saúde na medida em que você vai utilizando:

 - Melhora a saúde do coração
 - Ajuda os níveis de colesterol
 - Reduz o açúcar no sangue e pode ajudar na prevenção da diabetes
 - Faz o trânsito intestinal mais fácil
 - Saciedade aumenta, o que resulta em perda de peso

O farelo de aveia foi utilizado para ser pensado como um sub-produto utilizado como alimentação de cavalos e de colchões material, mas é agora reconhecido como um dos alimentos mais saudáveis ​​na existência. Isto é devido à fibra de farelo de aveia, que é rica em beta-glucanas, que dão o farelo de aveia sua massa, solubilidade e viscosidade permitindo que a inchar no tracto digestivo, levando a uma perda de calorias modesta que, quando repetido ao longo dos resultados a longo prazo em perda de peso adicional enquanto faz dieta.

 A ciência mostrou que o consumo regular de beta-glucanas pode contribuir para a manutenção dos níveis de colesterol no sangue normais.  O farelo de aveia pode absorver até 22 vezes o seu volume em água e a sua viscosidade permite que ele capturar tudo o que entra em contacto com, como cola muito pegajoso . 

Propriedades de farelo de aveia de saúde estão ligados à moagem de um farelo de (o tamanho das suas partículas) e peneiração (a separação dos flocos).   O farelo de aveia  que tem sido muito fino ou muito grosseiramente moído perde seus benefícios de saúde; farelo de aveia, que não é suficientemente peneirado libera açúcares mais simples. Portanto, tem diferenças entre o farelo de aveia e flocos de aveia.


Precauções

Apesar de todos os benefícios que o consumo de farelo de aveia proporciona ao corpo, devemos ter em conta algumas precauções:
Tomar uma quantidade excessiva pode provocar problemas intestinais: diarreias, gases, flatulências e inchaço na barriga. Pessoas com colite devem consultar o seu médico
Além disso ingerir muita fibra pode dificultar a absorção de alguns nutrientes como o ferro, zinco e outros minerais importantes. É recomendado não exceder as 2 colheres de sopa diariamente.

FARELO de aveia e seus benefícios
1. O farelo de aveia é delicioso!

Ideal para o café da manhã como cereal quente ou misturado com iogurte ou queijo cottage. O farelo de aveia também pode ser usado para fazer panquecas salgadas, massa de pizza, bolos, biscoitos e muito mais!
Como única fonte de carboidratos durante a fase de ataque e dias de proteína pura, o farelo de aveia traz maior variedade à dieta.

2. O farelo de aveia ajuda a diminuir o colesterol

O farelo de aveia contém fibras solúveis, o que reduz a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecida como o colesterol "ruim". A fibra solúvel reduz a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Quando comparado com a aveia, o farelo de aveia contém, em média, 50% de fibra, sendo a sua maior parte fibra solúvel, tornando-o mais eficiente.

3. O farelo de aveia cria uma sensação de saciedade

Esquema Farelo de Aveia
Uma vez consumido, o farelo de aveia entra no trato digestivo onde sua fibra solúvel absorve a água e forma uma substância em gel, criando uma sensação de saciedade.
O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, cerca de 14g, forma uma bola de 370g no estômago.
A sensação de saciedade e de sentir menos fome leva à uma menor frustração ao fazer dieta.

4. O farelo de aveia diminui a absorção de açúcar e gordura

Uma vez ingerido, o gel formado pela fibra solúvel + água, passa intacto pelos processos digestivos. Esse gel envolve as moléculas de açúcar e gordura, retardando sua absorção e obrigando o corpo a utilizar suas próprias reservas para exercer funções básicas.

Esquema Farelo de Aveia - Legenda
Elas diferem entre si principalmente pelo processo de produção e por isso também apresentam concentrações diferentes de fibras. As aveias em flocos finos e regulares são obtidas a partir do grão de aveia integral, mantendo todas as suas partes e sem acréscimo de outros ingredientes.

O farelo de aveia Oat Bran possui uma quantidade de fibras maior que as versões em flocos por ser extraído da parte mais externa do grão, onde há uma maior concentração de fibras, por isso sua coloração e textura são diferenciadas.

Já a farinha de aveia tem uma quantidade um pouco menor de fibras que as aveias em flocos e o farelo de aveia, pois é obtida através da parte mais interna do grão.

A diferença entre os tipos de aveia permite sua utilização em diversos tipos de preparação, de modo a não interferir na textura, rendimento e sabor das receitas e ao mesmo tempo ser capaz de enriquecê-la tornando-a muito mais nutritiva.

Além das versões tradicionais, QUAKER® oferece uma linha completa de produtos que agregam toda nutrição da aveia em barrinhas, cookies e granolas que proporcionam muito mais conveniência ao seu dia a dia de maneira saudável e gostosa.


Mälkki e Virtanen publicaram um estudo com uma revisão dos benefícios que o consumo das fibras presentes na aveia traz para a saúde gastrintestinal. São relatados diversos benefícios, como a melhora do trânsito intestinal, aumento da saciedade e favorecimento do crescimento de bactérias probióticas.

O principal interesse pela fibra do farelo de aveia na dieta é seu efeito na redução do colesterol sanguíneo assim como o efeito hipoglicemiante. O farelo é obtido pela separação das camadas exteriores dos grumos do endosperma, que contêm a maior parte das fibras. A goma de aveia é constituída principalmente por um polissacarídeo linear, normalmente chamado β-glucano, localizado na parede celular do endosperma. A fibra insolúvel, localizada principalmente nas camadas mais externas da sêmea, é muito semelhante à fibra alimentar de outros cereais, geralmente constituída de celulose, hemicelulose e lignina.

O estudo foi desenvolvido a fim de identificar os efeitos gastrointestinais da ingestão de fibras de aveia e, para isso, foram analisados diversos estudos que demonstravam a relação entre o farelo de aveia e a goma de aveia e seus benefícios no trato gastrointestinal.

Os resultados demonstram que as propriedades da fração insolúvel da aveia são aumentar o volume do bolo fecal, transportar componentes menores e atuar como um absorvente de vários outros. A fibra solúvel da aveia, β-glucano, atua principalmente através do aumento da viscosidade do conteúdo gástrico e intestinal, podendo causar um retardo no transporte de enzimas digestivas para seus substratos, menor emulsificação dos lipídios e diminuição da absorção de nutrientes. As fibras promovem um aumento da saciedade e contribuem na perda de peso por diversos fatores, entre eles por diminuir a liberação de insulina, diminuindo a sensação de fome, retardar o esvaziamento gástrico e estimular a liberação de peptídeos que podem afetar o comportamento alimentar. No cólon, a função principal do β-glucano é agir como substrato, favorecendo a produção de ácido butírico, que promove um aumento na absorção de água e sódio, sendo vantajoso na terapia de reidratação na diarréia. Além disso, os oligossacarídeos produzidos pelo β-glucano agem favorecendo o crescimento de algumas cepas de bactérias probióticas. Alguns estudos clínicos tem demonstrado que as fibras presentes na aveia aumentam a quantidade das fezes e reduzem o trânsito intestinal.

Por este estudo conclui-se que a ingestão de fibras presentes na aveia proporciona diversos benefícios à saúde gastrointestinal, além dos efeitos nas concentrações de glicose e insulina sanguíneas e na redução do colesterol. Tais características permitem o uso do farelo e da goma de aveia em diversos produtos com propósito de promover uma melhora na saúde do consumidor.

Referência:

Mälkki, Y., Virtanen, E. Gastrointestinal effects of oat bran and oat gum: a review. Lebensm.-Wiss.u.Technol.2001;34:337-347.

3 comentários:

  1. muito bom mesmo, a minha endocrino me receitou o farelo de Aveia para comidas doces e o farelo de trigo para as salgadas, muito bom, como tds os dias!

    ResponderExcluir
  2. Também costumo usar e gosto.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. meu cardiologista me indicou o farelo de aveia realmente é muito bom para saúde

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...