segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Couve, Suco e seus benefícios


Esse dias estou tomando o suco de couve duas vezes ao dia...ainda não deu pra notar resultados, mas estou apostando em muitos benefícios...reuni algumas matérias e links para compartilhar com vocês

Nem vem com essa cara de ''ptz suco de couve?!? '' risos eu "agarantio" não tem gosto de couve...desafio a provar e voltar para me contar, combinado??? ;)



O que é que a couve tem?


COMPOSIÇÃO

Em 100 gramas, encontramos:
  • Proteínas = 4 g
  • Cálcio = 31 mg (Atenção: Tanto quanto o leite de vaca)
  • Fósforo = 77 mg
  • Ferro = 1,1mg
  • Sódio = 9 mg
  • Potássio = 411 mg
  • Vitaminas: - A (Beta-caroteno)
  • Complexo B; - C; - K
  • Celulose
  • Fibras (mais nos talos)
  • Ácido Fólico
  • Bioflavonóides

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

Previne e combate distúrbios diversos:
  • glândula tireóide
  • fígado
  • cálculos (pedras) da vesícula biliar e dos rins
  • hemorróidas
Tem eficaz efeito para:
  • rins
  • coração
  • olhos
  • é desintoxicante
  • Sua utilização associada a cítricos como limão e laranja acelera a absorção do ferro e do cálcio, sendo também apropriada para diabéticos.

O suco que auxilia na redução das taxas de glicose e colesterol

Por Karla Precioso
foto reprodução
foto reprodução
 1 polpa de clorofila congelada ou 1 folha de couve manteiga
 Suco de 4 laranjas peras
 Suco de 2 limões sicilianos
 2 colheres (sobremesa) de semente de chia
 lascas de gengibre a gosto
gelo a gosto
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.
Rendimento: 02 porções
Valor calórico por porção: 78 calorias
A semente de chia é rica em fibras que ajudam a promover saciedade, melhoram o funcionamento intestinal, auxiliam na redução das taxas de glicose e colesterol. Fonte de ômega 3, gordura de ação benéfica que auxilia na regularização das taxas de colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares. Possui boa quantidade de vitaminas e minerais antioxidantes que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imune.
Fonte: Thais Souza, nutricionista da Rede Mundo Verde

Além de ser um bálsamo para a saúde, desintoxica o organismo e ajuda a emagrecer!
Isso ocorre pois a couve é riquíssima em vários nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo, possuindo ação desintoxicante, levemente laxante ( é rico em fibras) e antioxidante.

Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios. Surpresa? Nós também ficamos. A questão é quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: a couve é antiinflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

De onde vêm esses poderes? Dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico. A partir daí, tudo funciona melhor. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de uma variedade incrível de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. Nesse aspecto, a nutricionista Denise Madi Carreiro, de São Paulo, chega a comparar a folha ao leite materno.

Denise, que é conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. “Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”, explica a nutricionista. O que isso significa? O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea.

O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Segundo Denise, isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto. “Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo”, diz a especialista.

O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce. Depois de descobrir todos os poderes dela, a gente fica até com vontade de fazer uma “plantação” em casa. Mas como quase ninguém tem espaço nem tempo para isso, BOA FORMA foi atrás de sugestões práticas de consumo para você. Aproveite para colocar a couve mais vezes no seu cardápio. Você vai perceber a diferença na pele, no pique e na balança!

• combate a celulite

• ajuda a eliminar a gordura

• regula os hormônios

• melhora o humor

• desintoxica


Benefícios do suco de couve com limão.
laranja também é ótimo, mas vocês podem usar qualquer fruta cítrica (fica mais gostoso!)e acrescentar outras folhas, para potencializar o efeito.


O suco de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como liberador de toxinas no organismo. O alto teor cítrico permite que o limão tenha uma função de “detergente do estômago”, além de possuir vitaminas e minerais.
A maçã contém excelentes fontes de pectina — que forma o gel que remove as toxinas do organismo — e, ao mesmo tempo, estimula os movimentos peristálticos dos intestinos e a evacuação. O potássio e o cálcio existentes na maçã ajudam no funcionamento dos rins e controlam os distúrbios digestivos.
O Couve é rico em antioxidantes, afasta os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia).

Minhas Receitas:

1 maçã
3 folhas de couve
Adoçante a gosto uso 1 col de sopa
500 ml de Água Gelada....

1 limão OU
Variar com melancia, maracujá, limão, laranja, cenoura

Ideal complementar com Semente de Chia

confira mais informações em outros links

http://dragiselasavioli.blogspot.com.br/2013/01/suco-de-couve-como-fazer-e-quais-os.html

http://www.mundoindica.com.br/suco-de-couve-beneficios-e-para-que-serve
http://vilamulher.terra.com.br/suco-de-couve-ajuda-a-combater-o-estresse-11-1-70-586.html
http://br.mulher.yahoo.com/cinco-receitas-suco-verdebenef%C3%ADcios.html


e que tal aliar a COUVE a esses sucos e potencializar seus benefícios?!?


 Suco de maçã: extremamente benéfico à saúde, devido à grande quantidade de antioxidantes. Existe um ditado na Inglaterra que diz: "Coma uma maçã por dia e você nunca precisará visitar o médico". O suco pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, aumentando o poder desintoxicante e alcalinizando o PH do sangue.
- Suco de uva: também é um poderoso antioxidante. Ajuda a diminuir o colesterol, ajudando o sistema circulatório. Para melhorar a circulação recomenda-se ainda o suco de morango, misturado com melancia (que serve também como diurético).
- Suco de abacaxi, figo e gengibre: diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesí­cula biliar.
- Suco de pêra e banana, associados com alface: indicado para quem sofre de insônia.
- Suco de maracujá: é um ótimo calmante.
- Suco de abacaxi: muito recomendável devido à grande quantidade de enzimas.
- Suco de mamão: indicado para o bom funcionamento dos intestinos.
- Suco de laranja batido com couve: ajuda a combater a anemia, devido à presença de ferro e vitamina C (que ajuda o organismo absorver o ferro).
- Suco de abacaxi, maçã, cenoura e gengibre: importante aliado no combate à celulite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...