quinta-feira, 19 de julho de 2012

Amaranto e seus benefícios



#AMARANTO


fibras
vitaminas - A, B6, riboflavina (B2), folato (ácido fólico)
minerais - cálcio, ferro, magnesio, fósforo, potássio, zinco, cobre, e manganês ... um cereal nobre, cultivado originalmente na região dos Andes.





O amaranto pode ser encontrado em flocos semelhante aos flocos de aveia, que podem ser consumidos com frutas e iogurte ou utilizados na preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas. A semente de amaranto também pode ser consumida, quando aquecida ela estoura como pipoca.




fonte Mulher Sexo Frágil




O amaranto é um cereal que vem se tornando cada vez mais popular, ótimo aliado das dietas, pois promove o emagrecimento de forma rápida, porém saudável, é também conhecido por feijão dos Andes sendo muito consumido por povos da América Central, como os Maias, Incas e Astecas, na antiguidade foi muito usado contra dores de estômago e hoje auxilia na perda de peso. 


Seus grãos apresentam duas vezes mais proteínas em relação ao trigo comum, ainda ajuda a reduzir o colesterol e a pressão alta e inibe o apetite, com propriedades de alto valor biológico, essenciais a manutenção do nosso organismo como aminoácidos, amido, proteínas, fibras, minerais como fósforo, cálcio, ferro e vitaminas, aumenta as defesas do nosso corpo.




O amaranto é um cereal barato e pode ser encontrado em três versões, grãos, flocos e farinhas, pode ser consumido cozido ou misturado a outros alimentos, como em frutas, sopas e iogurtes, como farinha pode ser batido juto a vitaminas ou utilizado no preparo de pães, bolachas e bolos, é importante ressaltar que para se obter os benefícios do amaranto, seu consumo diário não deve exceder a duas colheres de sopa.
Segundo estudos, o amaranto é considerado um alimento funcional, por isso atua no nosso organismo prevenindo alguns tipos de doenças, como a desnutrição e o excesso de peso, sendo sua farinha considerada uma ótima opção para os celíacos, pessoas que apresentam intolerância ao glúten.








PREPARO BÁSICO

Para cada xícara de chá de amaranto em grão, use 2 xícaras de água e um pouco de sal marinho.
Cozinhe em fogo brando por 20 minutos, tempere com azeite extra virgem e salsa picada miúdo, ou outros temperos de sua preferência.

Para quem está de regime, o ideal é consumir uma colher de sopa de farinha de amaranto, uma hora antes das refeições, você pode misturá-la a sucos, polvilhar em frutas ou misturá-la a iogurtes, não sendo necessário ingerir a farinha pura. 

Para os que buscam na farinha de amaranto suplemento alimentar, basta consumi-la após as refeições.

Segundo pesquisas realizadas no Centro Universitário de Vila Velha, pessoas que consomem a farinha de amaranto ou alimentos a base de amaranto conseguiram diminuir o colesterol em até 16%, no prazo de duas semanas, ainda apresentaram sensação de saciedade por muito mais tempo, inibindo dessa forma a vontade de comer. 
O amaranto não tem sabor e sua farinha pode ser utilizada em diversas receitas, para combater os mais variados problemas, confira estas selecionadas pela nutricionista Mariana Excel, do hospital Samaritano de São Paulo:

>> Para uma bebida emagrecedora, você utilizará 2 colheres de sopa de grãos de amaranto, canela em pó, açúcar mascavo e cravo a gosto. É necessário deixar o amaranto de molho em água por 24 horas, então escorra a água e reserve os grãos, ferva um litro de água e despeje num recipiente com o cravo, canela e o açúcar mascavo, deixe a infusão agir por alguns minutos e então cozinhe os grãos do amaranto nessa água por aproximadamente trinta minutos, tempo suficiente para que o caldo engrosse. Coe e consuma a bebida bem gelada, porém uma precaução é necessário moderação ao consumo e antes de fazer a bebida consulte um nutricionista.

>> Para os que buscam reduzir o colesterol, basta comer no café da manhã, uma colher de sopa de linhaça misturada a uma colher de amaranto.
>> Para ficar mais magra, polvilhe a farinha de amaranto na salada verde, pode-se acrescentar alguns legumes crus e comer minutos antes do almoço.
>> Para melhorar o intestino, faça um suco de abacaxi com hortelã, adicione ao suco uma colher de sopa de amaranto em pó.

Hoje em dia o amaranto vem tomando o espaço da linhaça pelo seu poder em turbinar qualquer dieta, porém é importante ressaltar que nada substitui uma avaliação médica e nutricional, pois como já sabemos, em matéria de emagrecimento milagres não existem, o amaranto comprovadamente auxilia na perda de peso e auxilia de forma eficaz no processo de emagrecimento como complemento de uma alimentação balanceada.
Como citado anteriormente é um cereal barato, encontrado facilmente em lojas de produtos naturais. Para quem busca emagrecer de forma consciente, guarde este nome, amaranto.

LEIA mais >>>>




http://www.news.med.br/p/saude/11221/amaranto+opcao+nutritiva+para+reduzir+o+colesterol.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...