sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Biomassa de Banana Verde e seus beneficios

Biomassa de Banana Verde e seus beneficios

Fruta ajuda na redução de peso, controle do intestino, digestão, diabetes e mais...
Pesquisei em alguns sites e já fiz a minha, começo a usar amanhã...

Além de ser saborosa, a banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Rica em amido, a fruta também fornece energia para o organismo, regulando o intestino e ajudando na digestão.
A banana ainda possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose. Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos. Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.
Quando encontrada na forma de farinha ou biomassa, a banana verde mantém os mesmos nutrientes e calorias. Nesse caso, o amido fica mais resistente e age no organismo da mesma maneira que uma fibra insolúvel: aumenta o volume fecal e a capacidade do corpo de liberar e diminuir as toxinas potencialmente cancerígenas.

FARINHA DE BANANA VERDE

A farinha é rica em minerais, pode ser utilizada no dia-a-dia e comprada em lojas de produtos naturais ou mercearias. Nas receitas convencionais, substitua a farinha comum por metade da farinha de banana verde. O alimento ajuda na absorção lenta da glicose, evitando um estímulo desnecessário de insulina pelo corpo. A longo prazo isso previne o surgimento da diabetes e contribui com um estilo de vida mais saudável.
A farinha de banana tem um gosto neutro e pode ser utilizada na substituição parcial ou total da farinha de trigo. Outra opção é polvilhar o farelo nas refeições, em frutas, no iogurte ou até na água. Boa alternativa para o lanche da tarde, no horário que bate aquela fome.
Recomendo a ingestão de 2 colheres de sopa ao dia, podendo começar com 1 colher de sobremesa ao dia. Além disso, é importante caprichar no consumo de água para ter os efeitos desejados. Caso contrário, pode haver constipação intestinal, o incômodo "intestino preso".

BIOMASSA DE B
Biomassa de Banana Verde receita
ANANA VERDE

Possui as mesmas propriedades da farinha de banana verde e pode ser comprada na forma industrializada (congelada) ou feita em casa. Veja abaixo a receita:
Ingredientes:
  • Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
  • 12 bananas verdes (preferir orgânicas)
Material utilizado: panela de pressão, liquidificador, garfo, fôrma para gelo e pote de vidro.
Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.
Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta - sem as cascas - para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até 7 dias.
Quando utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e coloque na geladeira, ou coloque no microondas, em um pote de vidro, por 1 minuto.
Modo de utilização: batido em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, etc.

RECEITAS PARA O DESJEJUM

Vitamina de abacate (porção para uma pessoa)
Bata no liquidificador:
  • 1 copo de leite ou leite de arroz ou leite de aveia
  • 1 colher de sobremesa de biomassa ou 1 pedra de gelo, caso use biomassa congelada
  • 1 colher de sopa cheia de abacate (ou avocado)
  • Adoce a gosto
Vitamina de morango e banana (porção para uma pessoa)
Bata no liquidificador:
  • 1 copo de leite ou leite de arroz ou leite de aveia
  • 1 colher de sobremesa de biomassa ou 1 pedra de gelo, caso use biomassa congelada
  • 1/2 banana nanica e 5 unidades de morango
Adoce a gosto, mas cuidado, pois a mistura já fica naturalmente doce.
Vitamina de polpa de frutas (porção para uma pessoa)
Bata no liquidificador:
  • 1 copo de leite ou leite de arroz ou leite de aveia
  • 1 colher de sobremesa de biomassa ou 1 pedra de gelo, caso use biomassa congelada
  • ½ polpa de frutas
Adoce a gosto.
fonte personare
A biomassa de banana verde a Fruta brasileira mais popular tem 3 efeitos básicos: ela controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino. Além disso possuem fibras, carboidratos, vitaminas A e C, sais minerais, magnésio e potássio.

 Especialistas descobriram que a biomassa da fruta é mais rica em fibras do que a banana madura e que também possui um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se porta como uma fibra solúvel no corpo.
“Sempre tenho uma boa quantidade à mão e a utilizo em vários pratos, sejam tortas, bolos, molhos, sopas ou sucos”, diz a nutricionista Natália Colombo, da clínica NC Nutri (SP),

A biomassa de bananas verdes cozidas, colocada na dieta, equilibra a flora intestinal, controla os níveis de glicose e ainda proporciona uma sensação de saciedade.

Como estimula uma sensação de saciedade, a biomassa de banana verde é ótima para as pessoas que anseiam perder alguns quilinhos extras. Uma nova silhueta já pode ficar visível em apenas 2 semanas de consumo do produto. Bastam apenas 2 colheres de sopa por dia , ela pode ser incluída no preparo de doces, salgados, sucos ou iogurtes.

1 colher de sopa da biomassa contém 15 calorias e se estiver sendo utilizada junto com uma dieta saudável, é possível perder até 3 kg em um mês.

Por detrás do efeito da biomassa de banana verde estão dois nutrientes: a inulina e o amido resistente.

“A nutricionista Lívia Yumi Yokomiz o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP) explica que “A Inulina é uma fibra que atua no intestino grosso, ajustando a flora intestinal e estimulando o corpo a eliminar toxinas”,

Já o amido resistente tem o poder de reduzir o colesterol e, ao mesmo tempo em que alimenta, consegue retardar a absorção de açúcar pelo organismo.

biomassa de banana verde

O produto também se demonstra ser bastante eficaz no controle da glicose do sangue e, como consequência, no controle do diabetes. Entre outros benefícios, também previne o desenvolvimento de doenças do coração e do câncer de intestino.

Além disso outro benefício da biomassa de banana verde é que ela pode ser consumida por pessoas que sofrem da doença celíaca, que causa intolerância ao glúten

Após notarem esse potencial, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram criar um tipo inédito de macarrão, feito com uma biomassa a base de banana verde triturada e desidratada.

fonte

A biomassa pode ser usada em qualquer bolocupcakebiscoito, ou até em feijão, purê, escondidinho e no que mais a sua imaginação inventar. O consumo recomendável é de uma colher de sopa por dia por pessoa.

Quando verde, ela mantém seus sais minerais e vitaminas (A, B1, B2, fósforo, magnésio, potássio, sódio etc.), ajuda a manter a forma — pois dificulta a absorção de gorduras — e pode ser facilmente aplicada em receitas de purê, bolos e pães. “Os alimentos ricos em minerais como cálcio, zinco, magnésio, sódio e potássio são predominantemente alcalinizantes e atuam como elementos energizantes e neutralizadores de ácidosdo estômago”, finaliza a nutricionista Flávia Pinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...