segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pão sem Sovar ou No Knead Bread

Pão sem sovar ou No Knead Bread
Esse pão é uma delicia, e olha que ainda ele não ficou com os devidos furinhos, mas mesmo assim ficou bom demais, eu vi a receita  desse “Pão Sem Sovar” no Blog da Amiga Catarina, recomendo uma visita o dela ficou mais lindão que o meu…..
Feito em etapas, adorei, farei novamente

pão sem sovar


Assista ao vídeo de como ficou meu pão Pão sem Sovar ou No Knead Bread


Ingredientes:
  • 400gr de Farinha (normal ou para pão)
  • 1/4 Colher de Chá de Fermento Biológico Seco 1gr
  • 1Colher de Chá de Sal 5gr (se quiser pode por o total de 8gr de sal)
  • 350 ml de Agua (usei morninha)
  • Farinha Normal ou de Milho para polvilhar (Usei Farinha D Benta Reserva Especial)
Pão sem Sovar ou No Knead Bread
Resumo do passo a passo das imagens acima
1- Misturei tudo e deixei descansar por 18 horas
2-resultado da massa descansada por 18 horas, cheia de furinhos
3-abra amassa com as mãos
4-dobre em forma de envelope
5- resultado dos primeiros 30 minutos de forno

 Dicas da Catarina :

Modificações que fiz: Em vez de por agua fria usei agua morna, num copo a parte pus dentro três colheres de sopa da agua mencionada e misturei o fermento. Deixei a fermentar por uns minutos em seguida adicionei ao resto dos ingredientes. No fim da receita depois de tirar a tampa só deixei 10m no forno, pois fiquei com medo de queimar o pão. Usei um recipiente de pirex e fiquei muito satisfeita com o resultado. Para a próxima vez vou por as 8gr sal. Ficou crocante por fora e macio por dentro. Depois posto o pão para verem como ficou. Espero que gostem!

Pode ver o vídeo onde me guiei para fazer o pão aqui:
Vídeo Passo a Passo do Pão. PS. Todas as medidas são rasas. CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAREM!

Preparação:

1- Numa tigela misture a farinha, sal e o fermento. Adicione a água e mexa com uma colher de pau ou com as mãos entre 30 segundos a 1 minuto, não mais que isso. A massa ficará bem mole e pegajosa. Cubra o recipiente com um papel plástico ou um pano e deixe levedar cerca, de 12 horas a 18 horas em temperatura ambiente num lugar onde não fique exposta a temperatura e luz do sol.

2- Quando pronta a massa vai ficar cheia de bolinhas o que e' bom sinal. Despeje a massa para uma superfície enfarinhada e polvilhe por cima um pouco de farinha. Com as mãos enfarinhadas delicadamente estique a massa ate formar mais ou menos um quadrado. Dobre a massa em forma de envelope e ponha na bancada com as dobras para cima. Cubra com papel plástico ou uma toalha e deixe levedar mais 15 minutos.

3- Unte um pirex com um pouco de spray culinário e polvilhe um pouco de farinha..Com as mãos molde a massa delicadamente em forma de uma bola, ponha no pirex com as dobras para cima. Cubra com uma pano por cima e deixe descansar por volta de 1hora e meia a 2 horas, ate dobrar de volume.

4- Meia hora antes da massa estar pronta aqueça o forno a 220C e coloque o recipiente dentro do forno a aquecer com a tampa (eu coloquei um tabuleiro por baixo para facilitar). Passado este tempo retire do forno (cuidado para não se queimar).
Transfira a massa para dentro do recipiente desta vez com as dobras para baixo, e abane ligeiramente para que fique bem distribuída. Cubra com a tampa e coza por 30 minutos. Ao fim dos 30 minutos retire a tampa e coza novamente entre 10 a 15m ate ficar dourado por cima e cozido por dentro (se necessário pode cobrir com uma folha de alumínio). Retire e arrefeça em cima de uma grelha.


Notas: Como diz na receita original deve ser cozido numa caçarola Le Creuset para terem um resultado melhor. Mas se não tiver podem usar Pirex, ferro fundido, cerâmica, ou uma pedra de pizza. Deixei a levedar 18h na primeira etapa, 15m na segunda etapa, 2h na terceira etapa e usei farinha normal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.

8 comentários:

  1. Hum...Regiane, pão caseiro é mesmo uma delícia!
    E esse que você fez está com um aspecto de dar água na boca. Parabéns!
    Super bju.RE

    ResponderExcluir
  2. QUE DELICIA DE PÃO , JÁ FIZ UMA VEZ E GOSTEI MUITO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei!!! Com certeza farei mais vezes Boa Semana pra vc tbm...bjão

      Excluir
  3. oie meu anjo adoreiiiii muito bom meswmo
    bjãooo ahh hoje tenho sanduba

    ResponderExcluir
  4. Regiane,
    Ficou lindo e perfeito o seu pão... nada como um pãozinho caseiro acabadinho de sair do forno : ) Alem de ser uma delicia fica um aroma maravilhoso pela casa. Fico contente por gostarem ;)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica mesmo um aroma delicioso. Todos aprovaram aqui em casa. Suas receitas são ótima amiga... Bjokitas

      Excluir

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...