segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O sabor e os benefícios das frutas que estão com tudo no inverno


O inverno é a época do ano onde as pessoas aproveitam para comer guloseimas sem culpa. Essa estação também é bem servida de frutas deliciosas, que podem e devem fazer parte do seu cardápio, com receitas e sobremesas irresistíveis. Pensando nisso, o site do Mais Você preparou um especial sobre as frutas que estão com tudo no inverno.
Fonte Mais Você


Segundo Daniela Meira, nutricionista e produtora de culinária do programa, as raízes, sementes, frutas cítricas, crucíferas e as folhas de cor verde escuro são boas opções. “Coma bastante bananalaranjalimãomamãomelãomorango,pêra pinhão e tangerina“, orientou.
Além do sabor, essas frutas têm uma atuação muito especial na nossa saúde. Daniela explicou que, dependendo de cada estação do ano, alguns órgãos precisam descansar e ficam menos ativos. Os rins, bexiga, ossos e dentes são os mais vulneráveis e é para eles que devemos voltar nossos olhos. “É nessa hora que temos que reforçar nossa alimentação e aproveitar os alimentos mais típicos de cada estação. Eles crescem justamente nesta época para essa função, ajudar o nosso corpo a ficar bem”.
Ainda de acordo com a nutricionista, uma alimentação eficaz contra as agressões ao corpo, causadas pelo inverno, consegue-se com um cardápio rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, que são encontrados nas frutas. “No inverno as temperaturas caem, e por isso, o corpo humano gasta mais energia para manter-se aquecido. Para repô-la, as frutas com suas fibras são mais do que necessárias”, aconselhou.
Para aprender receitas ensinadas por Ana Maria Braga com cada fruta desta estação basta clicar no nome delas. São dezenas de pratos de dar água na boca. Confira receitas com: banana,laranja limãomamãomelãomorangopêra pinhão e tangerina.
Veja quais são os benefícios para o nosso corpo oferecidos pelas frutas do inverno:
BANANA - Alto valor nutritivo, muito rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio e ferro, vitaminas A, B1, B2 e C. Excelente para dar energia ao corpo, recuperar da fadiga, dores musculares por causa do potássio e no inverno para proteger contra gripes e resfriados Existem cerca de cem tipos de banana cultivadas no mundo todo, e as calorias varias de 90 a 120 por 100 g de banana.
LARANJA - Rica em vitamina C, importante nesta época de variações de temperatura, pois ela participa ativamente da formação de anticorpos naturais para termos defesas contra vários tipos de doenças. Além disso, a laranja possui sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, protegendo das gripes, resfriados e cansaço. É fonte de vitamina A e do complexo B. Cada 100 gramas de polpa possuem em média 40 calorias.
LIMÃO - Rico em vitamina C e em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro (da mesma família que a laranja, possui quase os mesmos nutrientes), mas é pobre em vitamina A. Cada 100 gramas de limão fornecem 29 calorias.
MAMÃO – É rico em vitaminas A, C e do complexo B. É fonte também de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Tem fibras e a papaína, uma enzima que ajuda na digestão. Nesta época de inverno abusamos de alimentos mais gordurosos, justamente para nos esquentar. O mamão pode ajudar na eliminação de uma parte destas impurezas. O mamão formosa é rico em betacaroteno (responsável pela formação de vitamina A no organismo). Cem gramas de mamão fornecem 32 calorias.
MELÃO - É rico em vitamina A e boa fonte de vitaminas C e do complexo B. É fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cada 100 gramas de melão fornecem 25 calorias.
MORANGO – É uma das frutas mais conhecidas no mundo. É rico em vitamina C e boa fonte de vitaminas A e do complexo B e de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Cada 100gramas de morango fornecem 36 calorias.
PÊRA - Contém quantidades razoáveis de vitaminas A, C e do Complexo B. É fonte também de sais minerais como Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. É rica em fibras. Cem gramas de pêra fornecem 56 calorias
PINHÃO – Fruto da Araucária possui valioso teor nutricional, pois é formada basicamente de amido e é muito rica em vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, sóio e proteína. Cada 100 gramas fornecem 570 calorias
TANGERINA - O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é fonte de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro. Cem gramas de tangerina fornecem 43 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar Borbols Na Cozinha
Adooooro ler os comentários!!!
BjMelinka...rs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...